Mototaxistas de Floriano receberam certificados de capacitação do SEST/SENAT
11/12/2013 10h23O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), unidade de Floriano, capacitou 212 mototaxistas do município. A entrega dos certificados aconteceu na noite da última terça-feira (10), no salão de eventos do Comércio Esporte Clube de Floriano, e foi feita pelo Rotary Club.
Imagem: FlorianoNews
O curso foi realizado pelo SEST/SENAT em parceria com o Rotary Club e Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
As aulas tiveram como objetivo promover a qualificação de motociclistas profissionais, buscando melhorar as condições de quem trabalha na função, dentro do que determina a lei do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), além de preparar o profissional da motocicleta para exercer sua atividade seguindo as normas legais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Imagem: FlorianoNews
O treinamento abordou temas referentes à legislação de trânsito, as implicações da Lei técnicas de pilotagem profissional, condições para o transporte remunerado de mercadorias (motofrete) e condições de transporte de passageiros (mototaxi), no intuito de diminuir os índices de acidentes envolvendo motoqueiros, além de organizar toda a categoria aumentando a qualidade no atendimento e segurança para a população e turistas que utilizam o serviço.
Imagem: FlorianoNews
Na solenidade, os mototaxistas receberam a carterinha e o certificado de qualificação para transportar melhor o passageiro florianense.
Com a certificação, os motaxistas estarão sendo regularizados junto aos órgãos de trânsito para atuarem de maneira legal, oferecendo qualidade e tranquilidade no sistema de transportes em duas rodas.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com o Vereador e ex-mototaxista, Maurício Bezerra, é ideal que o passageiro peça ao mototaxista a carterinha de legalização, pois assim o mesmo será transportado com qualidade e segurança.
Segundo determinações do DENATRAN, a partir de 2014 todos os mototaxistas que desejam exercer a profissão precisam passar pelo curso profissionalizante, já que só podem exercer o serviço de mototaxista às pessoas que estiverem devidamente credenciadas na Prefeitura e autorizadas para a atividade.