"Na pisada dos Cocos" chega à Floriano através do projeto Sonora Brasil
28/07/2017 16h00Na sua 20ª edição o Sonora Brasil Sesc apresenta o tema “Na pisada dos cocos e bandas de música: formações e repertórios”, fazendo circular nas regiões Norte e Nordeste os Cocos de Zambê, Coco do Iguape, Coco de Tebei e Coco de Pareia.
Cantadores e dançadores são acompanhados ora por instrumentos de percussão como bumbo, ganzá, pandeiro, caixa etc., ora por palmas ou pela batida dos pés, simulando a pisada que prepara o chão batido. Circulam pelo Sonora Brasil os grupos Coco de Zambê (RN), Samba de Pareia da Mussuca (SE), Coco de Iguape (CE) e Coco de Tebei (PE).
Imagem: Divulgação
No Piauí, as apresentações começam pela cidade de Floriano, no dia 1º de agosto, na Praça de Eventos. O show Coco de Zambê será apresentado às 19h30 com acesso livre do público.
Na pisada dos cocos apresenta variantes dessa expressão lítero-cênico-musical típica da região Nordeste, promovendo a circulação de dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior. Os grupos são misto, formados por homens e mulheres, que são encontrados em áreas urbanas e rurais, inclusive em aldeias indígenas e comunidades quilombolas.
Sobre o Sonora Brasil
O Sonora Brasil é um projeto temática que tem como objetivo trazer ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultural musical brasileira.
Confira a programação em Floriano:
Dia 01/08 às 19h30 - Coco de Zambê - Praça de Eventos
Dia 02/08 às 19h30 - Coco do Iguape - Teatro Maria Bonita
Dia 03/08 às 19h30 - Coco de Tebei - Teatro Maria Bonita
Dia 04/08 às 19h30 - Samba de Pareia - Praçade Eventos
Imagem: Divulgação
Oficina
Na pisada do coco a partir das 14h00 no Teatro Maria Bonita, ministrada pelo oficineiro Adiel Luna. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 31 de julho no Sesc Floriano, localizado no bairro Tiberão.