Oficina busca prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal em Floriano e região
14/11/2012 09h29
Imagem: FlorianoNewsClique para ampliar
A 10ª Regional de Saúde de Floriano, através da Secretaria de Estadual de Saúde do Piauí e a Coordenação de análise em situação de saúde do estado, realizou na manhã desta terça-feira (12), a Oficina da Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal.
O objetivo do encontro foi discutir os óbitos principalmente de gestantes, mães, recém-nascidos e fetos, detectando problemas, monitorando a região e buscando estratégias para redução dos indicadores de mortalidade materna e infantil na regional.
De acordo com Maria Edna Batista, técnica na Coordenação da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual da Saúde, na oficina foram tratadas questões teóricas sobre essa vigilância do óbito, pois ainda há muitos óbitos que não são investigados no estado.
“A gente não sabe as causas e a gente tem crescido nessa atenção, que na verdade essa vigilância é necessária justamente para saber as causas e poder intervir a tempo para que não aconteça esses óbitos, reduzir a morbimortalidade materno, infantil e fetal, porque que as mulheres, crianças e os fetos estão morrendo, intervir mais precocemente e evitar essas mortes, uma vez que quase 80% de todas essas mortes são de causas evitaveis”, afirmou a enfermeira.
A oficina reuniu profissionais da saúde que lidam e fazem investigações de óbito Materno, Infantil e Fetal, além de operadores de sistemas que alimentam os dados no sistema de informação.
Imagem: FlorianoNewsClique para ampliar
Imagem: FlorianoNewsClique para ampliar
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews