Oscar Procópio 'detona' JVC por traição do PTB em Floriano

07/07/2012 13h26


Fonte 180graus

Após o período de convenções e o registro de candidaturas, os candidatos começam finalmente a campanha eleitoral 2012. Mas, em alguns municípios do Piauí, população e políticos ainda estão as voltas com algumas questões referentes as coligações e indicações partidárias. É o caso de Floriano, município localizado a 244 km ao Sul de Teresina, onde o petebista Oscar Procópio, indicado desde novembro de 2011 pelo prefeito Joel Rodrigues (PTB) como seu candidato na sucessão municipal, foi trocado dia 29 de junho, véspera da convenção, por outro candidato.

Imagem: 180grausOscar Procópio 'detona' JVC por traição do PTB em Floriano.(Imagem:180graus)Oscar Procópio 'detona' JVC por traição do PTB em Floriano.

Em entrevista ao 180graus, Oscar Procópio contou detalhes sobre o que chamou de “traição ao povo de Floriano”. Ele desconta a sua revolta no PTB, no prefeito Joel e até mesmo no senador João Vicente Claudino, presidente do PTB no Piauí. É interessante porque, em Teresina, foi este mesmo partido quem acusou o PT de ter traído, com a saída de petistas da Prefeitura Municipal para apoiar a candidatura forçada (após intervenção nacional) do senador Wellington Dias. Ele disse que desde que foi "traído" pelo próprio partido e pelo grupo do prefeito que está sem entender.

“Até hoje não entendi o que aconteceu. Mas o fato é que fui escolhido como pré-candidato pelo meu partido, o PTB, e mais dez partidos aliados e aí, no dia anterior à convenção, eu soube através de mensagem de celular que eu não seria mais o candidato”, relata Oscar, revoltado. Desde novembro, Oscar e seu grupo vinham trabalhando na pré-campanha e articulando os aliados. E, na noite de 29 de novembro, enquanto participava do evento em homenagem ao Frei Antônio Curcio recebeu uma mensagem de texto que dizia, segundo ele, que o filho do pastor já estava pedindo voto para o pai dele. “Isso me assustou. A partir daí várias ligações de amigos. Todo mundo espantado, indignado com o que estava acontecendo. Infelizmente, eu não posso dá essa resposta com clareza porque, em momento algum, eu fui procurado pelo presidente do partido, o prefeito Joel Rodrigues, presidente da Comissão Provisória, para dá nenhuma explicação. Como também pelo presidente do PTB Regional, o senador João Vicente, que não me deu também nenhuma explicação para o fato”, lamenta.

ACUSA JVC E PTB DE TRAIÇÃO

Ele classifica a troca de candidato como “uma grande traição ao povo de Floriano”. E diz que não entende não ter sido comunicado sobre a troca em uma conversa. “Eles poderiam muito bem ter me chamado, ter conversado e não deixar que eu soubesse disso pela rua”, conta. Quando soube da troca, convidados e familiares de Oscar já estavam na cidade para participar da convenção. Oscar Procópio disse ainda que estranhou a conduta do senador João Vicente, que participou da convenção do PTB, dia 30, em Floriano que homologou Almir Reis como candidato. Segundo ele, dois dias antes, havia recebido uma ligação da assessoria do senador informando que ele participaria da sua convenção. “É uma pessoa que a gente tem uma grande admiração e respeito. Dias antes, ele fez um comentário interessante sobre a questão da ética e respeito aos compromissos quando tratou daquela questão do Wellington Dias e, de repente, ele estava lá participando de uma convenção como esta. O que fizeram comigo foi muito pior do que o que fizeram com ele (em Teresina). Eu fui tirado na véspera da convenção pelo meu próprio partido. E ele, em momento algum, nem sequer me deu uma explicação. Não me ligou nem procurou, estando em Floriano”, desabafou.

RUIM PARA A IMAGEM DOS POLÍTICOS NO PIAUÍ

Oscar avalia a situação como prejudicial a imagem dos políticos. “Foi um golpe muito pesado. Mas eu percebo que o golpe maior foi ao povo. Que exemplo nós vamos deixar para a juventude tendo condutas como essa? Somos homens públicos, temos que dá bons exemplos para estas pessoas. Os políticos são muito questionados em relação a honestidade, dignidade e compromisso. E o que se viu em Floriano foi um total desrespeito a isso”, destacou.

NOVAS ALIANÇAS E APOIO AO CANDIDATO DO PSDB

Oscar e seu grupo político, agora, seguem apoiando a candidatura de Éneas Maia (PSDB). “Conversamos com amigos e aliados e decidimos apoiar uma nova candidatura, que é a do Éneas Maia por ela se assemelhar mais aos nossos ideais”, disse. Durante o processo eleitoral, em Floriano, Oscar afirmou que pretende levantar a bandeira da moralidade, do respeito e do compromisso.

OUTROS PARTIDOS TERIAM FICADO DO SEU LADO

De acordo com o político, o então secretário do governo de Floriano, presidente do PRTB, Edilberto de Araújo, ao saber da troca de candidato ficou do seu lado. Por conta disso, houve uma intervenção no PRTB de Floriano no dia da convenção (30 de junho). “Depois do partido já ter decidido que não iria mais coligar com o PTB, de ter tomado o seu rumo, então houve essa intervenção. E, agora, vamos para o embate jurídico”, revelou Oscar. Sendo que, dia 02 de julho, o vereador Carlos Antônio assumiu a presidência do PRTB de Floriano no lugar de Edilberto. Oscar conta ainda que alguns secretários deixaram a gestão municipal e lhe acompanharam. Ele citou o secretário Honorato Sérgio, de Comunicação; o secretário João Raimundo, que teria saído em função do tratamento dado ao PT; e também Nara, secretária de Assistência Social. “Enfim, foram várias pessoas que, mesmo não podendo se manifestar, mas não concordam com esse absurdo, e com certeza deverão estar tomando outras posições futuramente”, afirmou.

O QUE MOTIVOU PTB E JOEL A MUDAR ASSIM DE UMA VEZ?

Nas ruas de Floriano, há um comentário geral sobre o que teria levado o prefeito Joel Rodrigues a trocar de candidato na véspera da convenção e sem avisar o seu pré-candidato até então, Oscar Procópio. O próprio Oscar diz que não sabe ainda. Mas que escutou comentários da população que o motivo seriam os recursos financeiros do pastor. Ele também especula que o prefeito tivesse medo de uma ascensão política sua já que ele é bem relacionado. “Sou uma pessoa que sempre procurei ajudar como professor, como secretário de Saúde, como cidadão. Sempre procurei fazer meu papel de cidadão e homem público, da melhor forma possível, e isto, de certa forma, encheu eles de receio”, finaliza.

ASSISTA AOS VÍDEOS COM A ENTREVISTA

Entrevista com Oscar Procópio sobre traição em Floriano

Entrevista com Oscar Procópio sobre traição em Floriano - 2


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook