Pagamento do auxÃlio Bolsa Estiagem é liberado para agricultores florianenses
04/11/2013 18h26Pequenos agricultores que residem na região Nordeste já estão recebendo benefícios para amenizar os efeitos da seca que assola o semiárido brasileiro. O auxílio de R$ 400,00 será pago em cinco parcelas de R$ 80,00 aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Floriano, Edvaldo Araújo, a folha de pagamento dos produtores contemplados com o auxílio emergencial Bolsa Estiagem já foi emitida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Ministério da Integração Nacional, com o objetivo de amparar o pequeno agricultor.
“Para Floriano não houve parcela do Garantia Safra nos meses de setembro e outubro, mas essas pessoas se cadastraram no programa e estão recebendo já o Bolsa Estiagem”, disse Edvaldo Araújo.
Imagem: FlorianoNewsEdvaldo Araújo
Ainda segundo o Secretário, as pessoas cadastradas devem procurar as agências bancarias ou casas lotéricas para verificar se já estão contempladas com o auxílio.
O Bolsa Estiagem ou Auxílio Emergencial é um benefício federal instituído pela Lei Nº 10. 954, de 29 de setembro de 2004 com o objetivo de assistir famílias de agricultores familiares com renda mensal média de até um salário mínimo e meio, em estado de calamidade pública ou em situação de emergência reconhecidos pelo Governo Federal e que estejam enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Para maiores informações os pequenos agricultores podem se dirigir às agências lotéricas, à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento ou à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Floriano. A operação é feita via cartão do Bolsa Família, programa de transferência de renda coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano