Paixão de Cristo em Floriano deve atrair mais de 30 mil pessoas

04/04/2015 08h36


Fonte Portalodia

A tradicional Paixão de Cristo de Floriano conta este ano com um elenco que deverá fazer com que o público sinta-se cada vez mais emocionado. A encenação conta com a participação dos atores Luigi Baricelli, Oscar Magrini e Elke Maravilha. A expectativa da organização do evento é que a apresentação seja vista por mais de 30 mil.

O espetáculo foi apresentado ontem (3) e continua hoje (4), a partir das 20h, no Teatro Cidade Cenográfica em Floriano, com entrada franca. O evento é organizado pelo Grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet). Em 2015, a peça traz Oscar Magrini como Caifáz, Elke Maravilha interpreta Herodias e Luigi Baricelli vive Pôncio Pilatos. Jesus Cristo será interpretado pelo ator piauiense Jésus Carvalho.

Imagem: FlorianoNewsPaixão de Cristo em Floriano deve atrair mais de 30 mil pessoas.(Imagem:FlorianoNews)

Outra grande novidade é a estrutura do evento, que está sendo montada no Teatro Cidade Cenográfica em Floriano, com 45 mil metros quadrados. Os palcos, que já eram grandes, estão ainda maiores. Os palácios que representam a época de Cristo foram triplicados. No total, são quatro cenários construídos e sete naturais.

“Como estamos fazendo há 20 anos, assim que terminaram as apresentações de 2014, já começamos a pensar na próxima, porque teríamos que inovar e criar coisas que já vínhamos desenhando desde o início. Por termos um texto novo, iniciamos antes a preparação e, a cada ensaio, estava sendo mais emocionante a construção das cenas e esperamos que este seja um dos melhores que já encenamos. Os atores nacionais foram escolhidos de modo especial para essa comemoração e isso só nos motiva ainda mais para construirmos uma perfeita sincronia, harmonia e emoção que o espetáculo pede. Todos que vierem, verão uma grandiosa produção”, afirma o diretor do espetáculo, Alisson Rocha.

A encenação mostra momentos marcantes da história de Jesus do batismo à ressurreição. Estima-se que a montagem do Grupo Escalet já foi vista por mais de dois milhões de espectadores em mais de 165 apresentações tanto no Teatro Cidade Cenográfica, como em festivais e praças públicas do país. Além disso, ele é considerado o maior evento cultural do Piauí.

O espetáculo que acontece sempre durante a Semana Santa, é um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 30 mil espectadores por ano. Este ano, o evento está na sua 20ª montagem e conta com um elenco formado por 350 pessoas.

Imagem: FlorianoNewsPaixão de Cristo(Imagem:FlorianoNews)

Para enriquecer e valorizar ainda mais a encenação, o grupo conta, desde 2002, com a participação de grandes nomes de projeção nacional, que fazem o espetáculo algo ainda mais atrativo e valorizado por todos os visitantes.

Outros nomes importantes da dramaturgia brasileira já participaram desse espetáculo na cidade, como Carlos Casagrande, Jackson Antunes, Marcela Barroso, Claudio Herinch, Mônica Carvalho, Dalton Vigh, Guilherme Weber, Caio Blat, Manuela do Monte, Camila Rodrigues, Patrícia Wernek, Marco Antônio Gimenez, Ricardo Pereira, Luciano Szafir, Thiago Fragoso, Alexandre Slaviero, Gustavo Leão, Marco Pigossi, Tuca Andrada, Rafael Cardoso, Heitor Martinez e Gyselle Soares.

A Paixão de Cristo de Floriano costuma atrair grande público de cidades próximas, e vários grupos se organizam em excursões para assistir o espetáculo ao vivo. A programação religiosa da cidade conta ainda com visita a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Igreja Nossa Senhora da Guia e Mosteiro das Monjas.

Fundado em 1987, por jovens da cidade de Floriano, o Grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) realiza um trabalho sociocultural com crianças e adolescentes do Piauí, com o objetivo de mantê-los fora da zona de risco. Em 1992, sob a direção da atriz Lorena Campelo, o grupo estreou a primeira montagem teatral em Teresina, a Árvore dos Mamulengos, de Vital Santos.