Palestra na UESPI de Floriano debate aspectos de recepção crítica de composições poéticas

04/06/2019 11h00

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na noite da última segunda-feira (3), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Doutora Josefina Demes, em Floriano, recebeu a pesquisadora Doutora Letticia Leite, que ministrou uma palestra que teve como tema “Ilíada e a Odisseia: aspectos de recepção crítica dessas composições”.

O encontro contou com a participação de acadêmicos e educadores dos cursos de Letras Português, História e áreas afins, que puderam entender diversos aspectos dessas duas obras.

Imagem: FlorianoNewsPalestra na UESPI de Floriano debate aspectos de recepção crítica de composições poéticas.(Imagem:FlorianoNews)

Ilíada, em seus mais de 15 000 versos relata a fúria do herói Aquiles, filho de uma deusa e um mortal, e suas trágicas consequências na Guerra de Tróia, na qual mata Heitor, o filho do rei de Tróia. Já Odisséia conta as difíceis aventuras que enfrenta Ulisses, rei de Ítaca, e seu retorno para casa após a guerra, onde o esperam sua esposa, Penélope, e o filho, Telêmaco.

São os dois maiores poemas épicos da história, considerados o início da literatura narrativa ocidental. Tiveram enorme influência nas manifestações da arte, da literatura e da civilização do Ocidente, e seus personagens e sagas se tornaram símbolos e sínteses de toda a aventura humana.

Levados pelas diferenças de estilo de cada poema, estudiosos há séculos discutem a hipótese de cada um dos textos pertencer a um autor diferente. Ou de ambos serem a recomposição de poemas anteriores, da tradição oral, reunidos por um poeta anônimo.

Imagem: FlorianoNewsPalestra na UESPI de Floriano debate aspectos de recepção crítica de composições poéticas.(Imagem:FlorianoNews)