Pesquisa apresenta resultados sobre casos de HansenÃase em Floriano
11/08/2016 15h51Uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do macro projeto Integrahans/Piauí, revelou os resultados sobre casos de Hanseníase em Floriano.
A divulgação da pesquisa aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), no auditório da Universidade Federal, no Campus Amilcar Ferreira Sobral, e contou com a presença de profissionais da saúde em diversos seguimentos.
Imagem: FlorianoNews
Durante um ano, foram desenvolvidas ações vinculadas à vigilância em saúde, que contemplaram desde pesquisa e atenção integral às pessoas com Hanseníase e seus familiares até a qualificação da rede de atenção à saúde, para o atendimento aos casos.
De acordo com a professora Telma Evangelista de Araújo, coordenadora do Integrahans/Piauí, o projeto realizou resgate de todos os casos da doença nos município de Floriano, notificados entre 2001 e 2014.
“Hoje nós estamos aqui para mostrar a toda sociedade os resultados desse projeto de pesquisa operacional desenvolvido em Floriano”, disse.
Imagem: FlorianoNews
Ainda segundo Telma Evangelista, Floriano é um dos municípios piauienses com maior risco de disseminação da Hanseníase, com cerca de 10 casos por 10 mil habitantes. Para mudar essa realidade, é preciso que haja um intenso trabalho de controle da doença.
“Os resultados dessa pesquisa devem ser utilizados pelos gestores no desenvolvimento dos serviços de saúde e atenção à Hanseníase em Floriano”, explicou.
Na ocasião aconteceu a construção das agendas de organização da rede de saúde municipal e estadual.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano