Piauà Sustentável: agricultores celebram ações no território Vale dos Rios Piauà e Itaueira
23/02/2024 11h13Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Geirlys SilvaProjeto prevê investimento de R$ 700 milhões na agricultura familiar do estado e deve beneficiar 210 mil pessoas em sete Territórios do Piauí.
O projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) realizou um evento de divulgação no município de Floriano nessa quinta-feira (22), no auditório da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O evento de lançamento no Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira reuniu organizações da sociedade civil, agricultores e representantes do poder público.
Os participantes puderam contribuir e manifestar suas dúvidas durante a apresentação, realizada por representantes da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Meio Ambiente (Semarh), Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e o Instituto de Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário (Interpi).
O superintendente de Projetos Territoriais e Desenvolvimento Rural (SPTDR) da SAF, Jairo Chagas, destaca o objetivo do projeto. "O programa visa ampliar o acesso à água, melhorar a renda da população rural e aumentar a capacidade de resiliência e adaptação climática das famílias, frente a eventos climáticos como o El Nino", destaca.
Imagem: Geirlys Silva
O PSI vai atender 210 mil pessoas em sete Territórios do Piauí, tendo como público-alvo agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, povos e comunidades tradicionais, mulheres e jovens de 138 municípios do Semiárido. O investimento é financiado pelo Banco Interamericano (BID), pelo Fundo de Investimento para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), e também conta com recursos do Governo do Piauí. O projeto visa investir R$ 700 milhões na agricultura familiar do estado.
O presidente da unidade produtiva Tabocas, em Canto do Buriti, José Wilson Ferreira, conta que as expectativas da sua comunidade para o PSI são as melhores possíveis. "Com a chegada do PSI, estamos na expectativa de conseguir a energia solar e a irrigação para aumentar a nossa produção, tendo também a assistência técnica. O projeto também será importante para dar mais oportunidades de trabalho aos jovens dentro da nossa unidade produtiva”, relata.
Na última quarta (21) foi feito, em São Raimundo Nonato, o lançamento no território Serra da Capivara. Na próxima semana, serão feitos os lançamentos nos territórios Vale do Rio Itaim, em Paulistana (dia 28) e Vale do Rio Guaribas, em Picos (dia 29). Em março, será nos territórios Vale do Rio Canindé, em Oeiras; Vale do Sambito, em Valença e Entre Rios, em Amarante.
Imagem: Geirlys Silva