Pix é o método de pagamento mais utilizado em Floriano, aponta pesquisa

14/07/2024 11h54


Fonte Portal Clube News

Imagem: Carlienne CarpasoCerca de 80% das transações feitas em comércios na cidade são via pix(Imagem:Carlienne Carpaso)Cerca de 80% das transações feitas em comércios na cidade são via pix

Um levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Floriano (SICOMFLOR), revelou que cerca de 80% do dinheiro que circula na cidade, vem diretamente do PIX. Segundo o sindicato, por meio da ferramenta, os consumidores encontraram um modo mais simples em pagar boletos, realizar compras e facilitar o dia a dia dos negócios.

Para o empreendedor, Antoniel Medrade, o método de pagamento facilita o dia a dia, principalmente pela praticidade. “Às vezes você vai pagar no dinheiro e o caixa não tem troco, e muitas vezes você está até apressado. Já no pix é mais rápido, leva só três segundos, você pega suas compras e ainda agiliza sua vida”, relatou.

O método de pagamento eletrônico instantâneo lançado pelo Banco Central do Brasil em outubro de 2020, o PIX é para muitos economistas, o maior sistema de inclusão financeira do Brasil, e pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 220 milhões de transações em 24 horas, registrado no dia 5 de julho.

De acordo com o Banco Central, a movimentação também bateu recorde em volume de dinheiro, com R$ 119,4 bilhões em um único dia.

Apesar da praticidade, é preciso atenção para os golpes ou falsos pagamentos. Assim como acontece com o cartão de crédito e o boleto bancário, criminosos podem usar a ferramenta para aplicar o conhecido pix falso, onde oportunistas fazem compra por pix e enviam ou mostram um comprovante falso para confirmar o pagamento.

Tópicos: sindicato, pagamento, pix