Plebiscito Popular por reforma polÃtica foi realizado em Floriano
08/09/2014 10h15
Imagem: FlorianoNews
Durante a Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, a população florianense participou de um Plebiscito Popular, onde pôde votar se é a favor ou não de uma constituinte exclusiva e soberana para reformar o sistema político brasileiro.
O Plebiscito Popular foi organizado por diversas entidades, que estiveram empenhados em um impleito paralelo às eleições presidenciais, para saber da população das cidades e também dos interiores a opinião delas a respeito da reforma política brasileira.
Imagem: FlorianoNews
As urnas distribuídas em Floriano foram alocadas em diversas escolas estaduais e também em órgãos públicos. As pesquisas foram enceradas neste domingo (07). A apuração dos votos será feita nesta segunda-feira, 8 de setembro, a partir das 14h00, no SINTE de Floriano.
De acordo com Coordenador da Educação Cidadã, Paulo Henrique, os movimentos se uniram para a realização da consulta popular, haja vista que quanto mais assinatura obtiver, mais força o Plebiscito terá para fazer com que se convoque uma constituinte e realize de fato uma reforma política que atenda os anseios da sociedade brasileira.
“A partir dessa segunda-feira vamos fazer o processo de apuração dos votos, e acreditamos que Floriano vai dar uma boa contribuição, uma vez que a nossa proposta é realizar uma coleta de dez milhões em todo o Brasil. Não tenho dúvidas que, graça ao esforço de algumas organizações de Floriano, possamos corresponder com a expectativa e poder oferecer uma boa quantidade que vai contribuir com essa reforma política, seja de fato realizada pelo congresso a partir das necessidades da sociedade brasileira”, destacou.
Imagem: FlorianoNewsPaulo Henrique
O Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político – conhecido como Plebiscito da Reforma Política - foi organizado por diversas entidades, tais como Rede de Educação Cidadã, Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), Pastoral da Criança e Partidos dos Trabalhadores, que objetivam aperfeiçoar as instituições políticas do país.
Imagem: FlorianoNews
Segundo o Coordenador, após a apuração no município de Floriano, o resultado será enviado para o Comitê Estadual, em Teresina, que fará a apuração de todos os votos do Estado do Piauí e, posteriormente, encaminhará ao Comitê Nacional, em Brasília.
“A gente agradece primeiramente as organizações que se envolveram, a cada cidadão que procurou uma das urnas e deu a sua opinião. A gente acredita que isso é uma contribuição importante para a construção de um país mais justo, mais humano, mais fraterno, e acho que quem tem a ganhar com isso é a sociedade que vai poder contribuir pra que se crie uma constituinte que venha de fato atender os anseios da sociedade, principalmente nessas mudanças que são significativas”, ressaltou Paulo Henrique.
A meta esperada é de que sejam feitos 10 milhões de votos que serão organizados por mais de 500 locais no país. O resultado da pesquisa será encaminhado à Presidência da República, Câmara dos Deputados, Senado Federal e ao Supremo Tribunal Federal.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook