Policiais e profissionais se unem em capacitação para acolher vÃtimas infantis de crimes em Floriano
04/06/2024 17h38
Imagem: Reprodução/InstagramPoliciais e profissionais se unem em capacitação para acolher vítimas infantis de crimes em Floriano.
Na manhã desta terça-feira (04), um evento de extrema importância para a proteção das crianças e adolescentes teve lugar no auditório da Universidade Federal do Piauí, em Floriano. O Encontro Regional Projeto Acolher reuniu policiais do 3°, 10° e 28° Batalhões da Polícia Militar, bem como membros da Polícia Civil, Conselho Tutelar e profissionais das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, CRAS e CREAS de Floriano e municípios vizinhos.
Promovido pelo Ministério Público do Piauí, o evento teve como objetivo principal capacitar os participantes em escuta especializada, acolhimento e apoio às crianças e adolescentes vítimas de crimes. A escuta especializada é uma ferramenta crucial no combate à revitimização, permitindo que esses jovens tenham um ambiente seguro para relatar suas experiências traumáticas sem serem retraumatizados.
Imagem: Reprodução/Instagram
Durante a capacitação, os participantes puderam aprimorar suas habilidades em lidar com situações sensíveis, aprendendo técnicas específicas para abordar e acolher crianças e adolescentes que foram vítimas ou testemunhas de violência. Essa iniciativa visa não só proporcionar um melhor atendimento às vítimas, mas também contribuir para a eficácia das investigações e processos judiciais, garantindo a justiça e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
A presença de representantes de diferentes instituições e áreas profissionais evidencia a importância da cooperação e integração entre os diversos setores da sociedade na proteção e promoção do bem-estar infantojuvenil. Ao unir forças e conhecimentos, esses profissionais estão fortalecendo os mecanismos de proteção e prevenção de violência contra crianças e adolescentes na região de Floriano.
Imagem: Reprodução/Instagram
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook