Policiais Militares participam de palestra sobre Câncer de Próstata
24/06/2014 14h55Na manhã desta terça-feira (24), o efetivo da Polícia Militar de Floriano participou de uma palestra sobre câncer de próstata. A doença é a mais comum entre os homens a segunda causa de morte, atrás apenas do câncer de pulmão. A prevenção e detecção precoce da doença são as melhores estratégias de cura.
Ministrada pelo Secretário Municipal de Saúde, o médico urologista Bigman Barbosa, a palestra levou aos policiais alguns esclarecimentos sobre o problema, que apesar de grave, pode ser tratado quando descoberto em fase inicial.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com o profissional de saúde, a palestra mostrou-se de grande valia para os militares, uma vez que grande parte do quadro é composto por homens. Na contramão do preconceito dos homens, que dificulta a prevenção contra o câncer de próstata, Bigman Barbosa tirou dúvidas e forneceu explicações aos PM’s.
“A maioria do quadro da Polícia é de homens, então a palestra fica ainda mais interessante, e a gente veio aqui para mostrar a importância de todo ano o homem fazer a prevenção do câncer de próstata”, disse.
Imagem: Reprodução/Facebook
Estudos feitos no Brasil e no exterior apontam que um a cada seis homens poderá ter câncer de próstata. A incidência aumenta em razão da idade. Três fatores devem ser avaliados quando se trata de doenças da próstata: histórico familiar, idade (diminuição da testosterona após os 40 anos) e crescimentos de músculos e glândulas pelo uso externo de testosterona.
“A partir dos quarenta anos os homens devem fazer exames rotineiros de prevenção e diagnóstico do câncer”, afirmou o médico.
A palestra faz parte das atividades alusivas ao aniversário da PM/PI na cidade de Floriano, que contará ainda com Palestra motivacional, Corrida da Fogueira e Torneio de Futsal.
Imagem: FlorianoNews
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano