Pontão de Cultura realizará oficinas e workshops durante Festival de Teatro

02/09/2013 09h50


Fonte Grupo Escalet

O Grupo Escalet de Teatro, por meio do pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, promove em Floriano, de 18 a 22 de setembro, a 3ª edição do Festival Nacional de Teatro - Pontos de Cultura e Grupos Independentes. Um dos maiores momentos cênicos do Estado, o Festival busca promover um grande intercâmbio cultural e aperfeiçoar técnicas de atores iniciantes e mais experientes.

O Festival é composto por peças de vários gêneros para as mais variadas faixas etárias. Além de oferecer ao publico espetáculos de alta qualidade, o evento oferece oficinas, palestras e workshop gratuitos, tanto aos integrantes de grupos participantes como para o público em geral, amantes de teatro, profissionais ou não, já que são oferecidas oficinas em que podem participar pessoas experientes ou amadoras.

As oficinas, palestras e workshops sempre serão ministrados das 09h00 às 13h00, de 19 a 21 de setembro, no Teatro Maria Bonita e Terminal Turístico, na beira Rio de Floriano, no Piauí, e terá vagas limitadas de acordo com a exigência de cada oficineiro ou palestrante.
As inscrições para as oficinas já se encontram aberta desde o dia 1º de junho e quem deseja se inscrever poderá estar entrando em contato por telefone, e-mail ou se direcionando ao Teatro Cidade Cenográfica até 18 de setembro, data se dá inicio ao Festival.

Uma das oficinas será "Ator e Método", com Luiz Cláudio e Marília Ribeiro, de Goiânia-GO, que tem como objetivo desenvolver de maneira equilibrada o instrumento psicofísico do ator, para que estes dois componentes sejam aperfeiçoados em conjunto a fim de libertar e despertar o máximo potencial criativo do aluno. O termo "psicofísico" foi fortemente usado por Grotowski, quando definia o que era necessário ao ator, desenvolvido por meio de treinamento físico e psicológico.

“Com o avanço no processo de desenvolvimento psicofísico, o aluno adquire gramática pessoal e profissional, novas capacidades e habilidades. A fim de que o aluno desenvolva e sintonize o seu corpo para atender às demandas criativas da interpretação. Nutrindo e encorajando sua individualidade, proporcionando ferramentas práticas e conhecimentos necessários para apoiar este e outro processos”,
afirma Luiz Claudio.

Também será oferecido um workshop com o ator Luiz Carlos Cardoso, que vem do Espírito Santos: "Ator em Exercício: diálogos entre arte e vida". A atividade apresenta aos participantes um diagnóstico do repertório cultural de cada um de forma lúdica e prazerosa, através de exercícios que podem integrar o grupo e mostrar sua expressão/comunicação artística. Com os jogos de Viola Spolin e os métodos corporais de Grotowisk, Boal e Ferracini, onde se é impulsionado o desenvolvimento da modalidade artística do participante, passando do jogo espontâneo para o jogo regrado, para o crescimento artístico-estético do aluno.

Além dessas oficinas e workshop para atores que já se iniciaram no teatro também será ministrada oficinas, palestra e workshop para pessoas que nunca tiram contato com as artes cênicas. Veja abaixo a lista com todas as oficinas que serão ministradas no 3º Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos Independentes que nesta edição homenageará o ator e diretor Francisco Pellé dando seu nome ao Troféu do Festival.

O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Floriano e Governo do Piauí, é uma realização do Pontão de Cultura "Cultura Viva ao Alcance de Todos", Grupo Escândalo Legalizado Teatro e Ministério da Cultura, através da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultura.

Para mais informações visite o site www.escalet.com.br ou entre em contato pelos telefones: (89) 3522 0804 / 9419 1808.