Prazo para a certificação da febre aftosa é estendido até quinta-feira em Floriano

12/07/2016 15h17

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) encerra nesta terça-feira (12), o prazo para fazer a certificação de imunização do rebanho contra a febre aftosa no Estado.
Em Floriano os criadores terão até a quinta-feira (14), para procurar o posto conveniado da ADAPI e fazer a certificação dos animais para a erradicação da doença.

Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarEmídio Gabriel(Imagem:FlorianoNews)Emídio Gabriel

Emídio Gabriel, coordenador da ADAPI de Floriano, alerta que se o criador não fizer a certificação do rebanho, ele será notificado com auto de infração e multa.

Desse modo não poderá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), que é a nota fiscal do produto, e ainda estará colocando a cidade novamente em risco desconhecido da Aftosa.

“Isso pode prejudicar todo o trabalho de defesa sanitária do país, porque se Floriano voltar ao risco desconhecido, o Brasil perde o seu status de livre da febre aftosa com vacinação e vai provocar um desastre na exportação e no custo benefício que a gente faz em cima desse trabalho”,
disse Emídio Gabriel.

Para fazer a certificação da vacinação dos animais contra a aftosa, o criador deve se dirigir à agência da ADAPI munido de Nota Fiscal de compra do medicamento e informações sobre o rebanho vacinado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: floriano, aftosa, adapi, rebanho