Prefeito de Floriano visita famÃlias beneficiadas pelo Projeto PAIS no povoado Alegre
03/05/2014 07h20Fonte Secom
O Prefeito Gilberto Júnior, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Edvaldo Araújo e o Deputado Estadual, Gustavo Neiva visitaram o Povoado Alegre na manhã da última sexta-feira (02), com o objetivo de acompanhar o andamento do Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).O PAIS tem como objetivo dispensar o uso de agrotóxicos na plantação de hortaliças, usando o processo de irrigação por gotejamento.
Imagem: Secom
O projeto foi implantado no Povoado Alegre há oito meses e as 15 famílias beneficiadas já comemoram os resultados. O produtor João de Deus Sousa diz que são boas as expectativas de produção para os próximos meses. “Vamos produzir e vender para o pessoal de Floriano e da região, aumentando a renda da família”.
Visitando a comunidade, o Prefeito de Floriano, afirmou que esta é uma contrapartida do município, oferecer recursos e conhecimentos para que as famílias produzam os alimentos de maneira sustentável e de acordo com as técnicas agrícolas, aumentando a produção e a renda.
“A Prefeitura de Floriano, Sebrae e Fundação Banco do Brasil incentivam o homem do campo com este projeto. Há oito meses, conseguimos implantar o programa em quinze comunidades e hoje já podemos ver os resultados. Partimos para uma nova etapa, oferecer conhecimento técnico às famílias para que ao final do projeto, em 2015, os produtores tenham autonomia em produzir e comercializar seus produtos”, ressaltou o Prefeito.
Imagem: Secom
O PAIS oferece subsídios para os produtores aumentarem a produção e oferecer o produto às escolas municipais e estarem aptos a comercializar. De acordo com o engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae, Paulo Murilo, durante dois anos as famílias beneficiadas pelo projeto irão participar de capacitações sobre técnicas da agricultura orgânica.
O Sebrae iniciou uma programação de orientação técnica. Os produtores participaram de uma palestra sobre Olericultura, que visa melhorar o cultivo de hortaliças. Até 2015, as famílias terão o acompanhamento mensal de como está o andamento da produção.
Imagem: Secom
Imagem: Secom
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano