Prefeito Gilberto Júnior recebe relatório do Projeto IntegraHans

28/01/2016 10h40


Fonte SECOM

Implantado oficialmente em junho de 2015, o Projeto IntegraHans tem como objetivo diagnosticar e realizar o tratamento de pacientes com hanseníase.

Na manhã da última quarta-feira (27) o Prefeito Gilberto Júnior recebeu da coordenadora geral do projeto, professora drª Telma Evangelista, o relatório das atividades realizadas no município em combate a esta doença. Estavam também presentes o secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa; representando a Secretaria Estadual de Saúde, a coordenadora de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim; diretora da Atenção Básica de Floriano, Danusa Felinto; representando a Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (SASC), Lucimar Batista; supervisora Estadual de Hanseníane, Iracema Alves e o médico, drº Luimar de Jesus Santos.

“Estamos implantando com o município uma nova política com relação ao atendimento a pacientes com hanseníase, hoje estamos fazendo a entrega de um boletim epidemiológico que mostra toda a situação da doença em Floriano, no período de 2001 a 2014 e isso vai ser uma ferramenta muito importante para que os profissionais possam atuar junto aos casos de forma mais consciente”, ressaltou a coordenadora geral do IntegraHans, Telma Evangelista.

Imagem: Waldemir MirandaPrefeito Gilberto Júnior recebe relatório do Projeto IntegraHans.(Imagem:Waldemir Miranda)

Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa, assinou uma portaria que visa instituir uma política pública específica em combate à hanseníase, regulamentando a notificação da doença e realizando ações permanentes de conscientização, diagnóstico e tratamento. Destacando que o Piauí é o terceiro Estado que implanta esta política pública e Floriano a primeira cidade do Nordeste a se preocupar em combater esta doença de forma efetiva e pontual.

“Um momento que representa muito para a cidade de Floriano no sentido de recebermos um relatório da situação da hanseníase em nossa cidade, as providências tomadas de todo o estudo desde 2001 até 2014 e que vai nos dar as diretrizes para o combater a essa doença e esta portaria que vai notificar oficialmente os casos de hanseníase e reações hansênicas, é um marco para a cidade e mostra importância que temos dado para combater esta doença”,
ressaltou Gilberto Júnior.

Imagem: Waldemir MirandaGilberto Júnior(Imagem:Waldemir Miranda)

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews