Prefeito Gilberto Júnior visitou a capital em busca de recursos para Floriano
07/03/2013 18h05O Prefeito Gilberto Júnior esteve visitando a cidade de Teresina, em busca de recursos para o município de Floriano. Após retornar da capital, o gestor florianense concedeu entrevista a reportagem do Portal FlorianoNews na última quarta-feira (06), onde fez um relato sobre o que foi discutido nos órgãos públicos da capital.
De acordo com Gilberto Jr. Foram feitas várias visitas em órgãos públicos da cidade, sendo que em todos com a intenção de tratar questões de interesse do município florianense.
Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior visitou a capital em busca de recursos para Floriano.
Esgotamento Sanitário
Segundo o gestor, na semana passada foi tratada a questão do esgotamento sanitário, sendo feita uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Transportes do Estado do Piauí e a empresa CODEVASF, através da empresa realizadora do esgotamento sanitário de Floriano, para a solução do problema da lagoa de contenção.
“Quero tranquilizar todos os moradores do bairro Bosque Santa Teresinha e a todos os moradores de Floriano que nós tomamos a medida de solucionar o problema, através da lagoa de contenção que vai ser na área rural do município de Floriano, então a empresa que realiza o esgotamento sanitário ficou determinada que vai fazer tanto a lagoa de contenção como vai reajuntar os calçamentos, os buracos e defeitos que ficarão tanto no asfalto como no calçamento da cidade”, disse.
De acordo com o prefeito, foi uma boa notícia para a cidade de Floriano, pois terá um progresso no esgotamento sanitário para a lagoa de contenção, além de conserto dos defeitos que a empresa deixou nas ruas e nas avenidas da cidade.
Secretaria de Educação
Na Secretaria de Educação foram tomadas as providências no sentido de que o município fosse beneficiado com carteiras escolares, que segundo o prefeito serão dotadas nas escolas púbicas municipais o máximo de carteiras escolares possíveis.
“Nós já começamos o ano letivo e tínhamos tomado algumas providências, mas infelizmente essas carteiras não chegaram, mas nós fomos atrás e nos próximos dias nós estaremos recebendo as carteiras e também mais dois ônibus escolares para o transporte escolar no município de Floriano”.
Secretaria de Desenvolvimento Rural
Na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Gilberto Jr disse ter tratado a questão do matadouro público, um tema bastante influente na cidade de Floriano. De acordo com ele, há um planejamento para fazer um novo matadouro, pois a cidade necessita dessa grande obra, sendo que o prédio construído em gestões anteriores não está mais adequado para ser o matadouro da cidade de Floriano.
Gilberto ainda ressaltou uma boa notícia para o homem do campo, que é a questão das casas da zona rural que podem ser construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida, afirmando que o município vai entrar no projeto e muita será beneficiada com o programa.
Secretaria de Saúde
Um assunto muito importante foi tratado na Secretaria de Saúde. Foi definido um cronograma prévio para o início da construção do grande Hospital Regional Sul do Piau, sendo repassado pelo Secretário Estadual de Saúde, Ernani Maia.
No cronograma está sendo feito a topografia do terreno na PI 05 que liga Floriano à Itaueira, e logo após será feita a licitação e então será dado início a questão da obra do grande hospital que será um grande avanço para toda região Sul do Estado do Piauí.
Na oportunidade, foram tratadas as questões do tomógrafo do Hospital Tibério Nunes, além da retomada das obras da UPA no bairro Matadouro e a distribuição de medicamentos excepcionais.
Caixa Econômica
O prefeito ressaltou que na Superintendência da Caixa Econômica Federal, foi renovado o convênio do programa Minha Casa, Minha vida, a questão de novos empreendimentos habitacionais, além do planejamento estratégico que fará um levantamento de todas as receitas e despesas do município nos últimos quatro anos.
TCE
No Tribunal de Contas do Estado o prefeito Gilberto Júnior participou de um seminário sobre o fundo de previdência municipal, onde teve a informação de que praticamente 90% dos municípios piauienses estão inadimplentes com o fundo de previdência municipal, incluindo Floriano.
De acordo com o prefeito, preocupados com a situação do funcionalismo público municipal, o TCE vai tomar todas as providências para que não haja mais débitos e responsabilizar os gestores que foram negligentes com relação a questão do fundo de previdência municipal.