Prefeitura e COC definem repasse para as escolas e blocos de samba de Floriano
05/01/2016 08h20Fonte SECOM
No final da tarde desta segunda-feira, 04/01, o Prefeito Gilberto Júnior esteve reunido com a COC – Comissão Organizadora do Carnaval de Floriano e a AESB – Associação das Escolas e Blocos de Samba de Floriano para definir o repasse que será feito para as agremiações carnavalescas que irão desfilar no carnaval 2016.Durante a reunião o Prefeito esclareceu que, devido a crise e a queda nos recursos do município, o carnaval deste ano deveria ser mais econômico e que por isso não teria como aumentar o valor do repasse para as escolas e blocos.
“Nós tínhamos como meta uma redução de 30% no repasse, mas verificando aqui a situação das escolas e blocos de samba de Floriano, nós fizemos um acordo. Nos outros anos tinha até um reajuste, um aumento, mas esse ano não, por causa dessa grave crise, dessa grave recessão que todos os municípios estão passando, nós conseguimos fazer um acordo e a redução foi de 15% do valor que foi repassado no ano passado”, falou Gilberto Júnior.
Imagem: Waldemir Miranda
Com a redução de 15% o repasse para as agremiações ficou definido da seguinte maneira:
Escolas de Samba - 20 mil reais
Escolas de Acesso - 10 mil reais
Blocos de Animação – 5 mil reais
O pagamento deverá ser feito em duas parcelas, a primeira dia 20 de janeiro, e a segunda dia 29 de janeiro.
“Não vai ser fácil, vamos correr contra o tempo, sem falar que tudo aumentou. As compras poderiam até ser feitas por Floriano, mas aqui não dispõem de todo material necessário, e quando tem os lojistas não facilitam a venda, é complicado. Então temos que pegar o recurso e fazer compras em Teresina, aqui não tem suporte para as escolas de samba, e as poucas lojas que tem não entram em acordo, não facilitam a compra para as escolas e isso dificulta muito. Nós até sugerimos na reunião, que o poder público faça um acordo com esses lojistas ajudem as escolas e blocos de samba para que esse dinheiro fique por aqui, circule no município,” disse Jodewilton Amorim, presidente da escola Caipira.
Imagem: Waldemir Miranda
Segundo a AESB o resultado foi positivo, apesar da redução no repasse, mas que será preciso fazer adequações no regulamento do desfile para que nenhuma agremiação fique prejudicada.
“O resultado da reunião foi positivo para os dois lados, porque a gente vai poder trabalhar na redução de carros alegóricos, foliões e de outros setores das escolas pra poder se adequar a essa porcentagem que foi reduzida no repasse. Estamos dispostos a fazer o que for possível para que as escolas e blocos possam fazer um desfile bonito e dentro do que nos foi repassado,” disse Júlio César, presidente da AESB.
Imagem: Waldemir Miranda
Para receber o repasse do município as agremiações e blocos de animação devem ter realizado a prestação de contas dos recursos do carnaval de 2015. A entidade representante, AESB já esta mobilizada para entrega de toda essa documentação, a fim de, não haja atrasos no pagamento do repasse deste ano.
Imagem: Waldemir Miranda
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook