Primeiro lote de cisternas do Programa Ãgua para Todos chega a Floriano
09/01/2015 15h00A cidade de Floriano, localizada na região sudoeste piauiense, é mais um dos municípios brasileiros contemplados com as cisternas do Programa Água para Todos.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Edvaldo Araújo, inicialmente a cidade recebeu 264 cisternas, que já têm destinação certa. Ainda segundo o Secretário, a previsão é que a instalação das cisternas seja iniciada na próxima semana.
“Na segunda-feira, representantes da empresa estarão novamente em Floriano para iniciar a montagem e a instalação. A meta é que até cinco de fevereiro estejam todas montadas para aproveitar as chuvas desse inverno para encher”, disse Edvaldo Araújo.
Imagem: FlorianoNewsSecretário Edvaldo Araújo
Com a instalação das cisternas para retenção e aproveitamento da água, as famílias terão mais tranquilidade nos períodos de seca, facilitando o acesso a recursos hídricos para preparo de alimentos e higiene pessoal.
Imagem: FlorianoNews
Água para Todos
O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, órgão ao qual a Codevasf é vinculada. Os reservatórios implantados pela Companhia são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.
O abastecimento das cisternas implantadas ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos –, a água é própria para saciar a sede e para uso no preparo de alimentos.
Cada reservatório pode acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook