PROERD é lançado em Floriano
06/03/2013 06h49Foi lançado na manhã desta terça-feira (05), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o Programa PROERD.
Implantado no Brasil em 1992 pela PMERJ, o PROERD é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens.
Imagem: FlorianoNewsCapitã Lucijane.
A implantação do PROERD em Floriano se deu através de uma iniciativa da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Secretaria Estadual de Educação.
Esse é um programa desenvolvido nas redes de ensino, onde o policial se desloca a escola e no período das aulas é destinado um horário para que ele leve informações às crianças. As aulas são ministradas por policiais militares fardados, que orientados por um livro especial, ensinam as crianças como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.
Imagem: FlorianoNews
Segundo a Capitã Lucijane, nos primeiros três meses o Programa terá a participação de 300 crianças.
Em Floriano 7 instrutores estão preparados para desenvolver esse trabalho.
O programa terá início na rede municipal de ensino de Floriano nesta segunda-feira (11), devendo atender primeiramente o ensino fundamental menor, os alunos do 5º ano.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Nelson Júnior, o Programa será trabalhado inicialmente na cidade, mas em breve deverá atender também as escolas do campo.
“Estamos com essa parceria da Secretaria de Educação com a Policia Militar do Piauí, onde nós temos a frente deste Programa a Capitã Lucijane, também o Sargento Décimo, levando este Programa a todas as escolas do município”, disse Nelson Júnior.
Segundo o Secretário, a parceria com a PM irá ajudar a combater o mal que flagela os jovens e atinge as escolas, que é a ameaça das drogas.
Imagem: FlorianoNews
Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, comprovaram a eficiência do PROERD, ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens.
Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto - Família, Escola e Polícia Militar, propiciam aos alunos melhores condições reisistirem às drogas e à violência.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano