Professores do programa Brasil alfabetizado participam de treinamento em Floriano

23/11/2010 22h08

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Léo MirandaClique para ampliarTreinamento para professores do programa Brasil Alfabetizado(Imagem:Léo Miranda)Treinamento para professores do programa Brasil Alfabetizado
Desde domingo, 21, que os profissionais que atuam no programa Brasil Alfabetizado estão participando de um treinamento na 10ª Regional de Educação.

A reportagem do Floriano News esteve na manhã desta terça feira, 23, e ouviu a professora a professora Ivanize Santos, do movimento de educação de base do Maranhão, uma das palestrantes do encontro.

Segundo ela, no encontro estão trabalhando toda a trajetória do movimento de educação de base, a metodologia que é aplicada e os conteúdos que eles vão desenvolver durante os seis meses de programa. “Estamos trabalhando a questão do letramento, matemática e as oficinas que eles poderão realizar também com os alunos em sala de aula”, destacou.

Ainda de acordo com a professora Ivanize, a importância de um treinamento como esse é muito grande, haja vista, que estes alfabetizadores não têm a experiência de um professor. Para eles um treinamento como esse é muito importante porque eles estão adquirindo um conhecimento suficiente para trabalhar na sala de aula”, concluiu.

Para Nazian Chagas da Rocha, da cidade de Marcos Parente, o evento está sendo de grande importância, pois está sendo possível aprender bastante. “Eu gostando demais, aqui já aprendi muita coisa nova e assim, vou poder aplicar aos meus alunos”, disse.

O encerramento acontece nesta quarta feira, 24, com uma confraternização entre os participantes do evento.

Brasil Alfabetizado

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste.