Profissionais da saúde recebem capacitação sobre hanseníase em Floriano

06/08/2013 07h22

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Teve início na manhã da última segunda-feira (05), no auditório da Universidade Estadual do Piauí, Campus Josefina Demes, em Floriano, uma capacitação em hanseníase para estudantes e profissionais da estratégia Saúde da Família do município de Floriano.

Imagem: FlorianoNewsProfissionais da saúde recebem capacitação sobre hanseníase em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

O evento foi aberto oficialmente as 08h00 com uma palestra ministrada pelo médico Luimar de Jesus Santos. Participam da capacitação alunos do ensino superior da instituição educacional, enfermeiros e médicos que compõem as 24 equipes da estratégia Saúde da Família.

De acordo com Elida Oliveira, da Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo principal é capacitar os participantes para realizar o diagnóstico clínico da hanseníase e o manejo do paciente para o tratamento adequado.

Imagem: FlorianoNewsProfissionais da saúde recebem capacitação sobre hanseníase em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Nesta quarta-feira (07), a Coordenadora Estadual do Programa de Hanseníase, Dra. Lindalva Marques e o Fisioterapeuta Pablo Vilarinho se aprofundarão no tema da hanseníase na cidade de Floriano, que ainda é citada na incômoda lista das cidades com altos índices de hanseníase no Piauí.

A hanseníase é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos.

Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Imagem: FlorianoNewsProfissionais da saúde recebem capacitação sobre hanseníase em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura. Durante este tempo, o hanseniano pode desenvolver suas atividades normais, sem restrições.

A capacitação em hanseníase para os estudantes e profissionais do Programa Saúde da Família do município se estenderá até o final da tarde da próxima sexta-feira (09).