Profissionais são capacitados para atender vÃtimas de agressão e violência sexual
09/09/2015 15h58Com o objetivo de contribuir significativamente no combate aos diversos tipos de violência contra a mulher, especialmente a violência sexual, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), está realizando em Floriano uma capacitação sobre Atendimento às Vítimas de Violência Sexual.
O evento aconteceu nesta quarta-feira (09), no auditório do Hospital Regional Tibério Nunes, reunindo médicos, enfermeiros, gestores, membros do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e pastorais sociais.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com a médica Dulce Silva, durante o encontro foi apresentada a contextualização da violência sexual contra a mulher e a política pública no contexto da atenção em rede.
“Nós fazemos parte de uma rede estadual de enfrentamento à violência sexual, neste programa a gente acompanha no momento sete municípios do estado que são chamados Serviço de Atendimento Médico a Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVIS), então periodicamente nós estamos fazendo monitoramento para ver como se encontra esse serviço e prestar conta dos dados se já se tem registrado a esse atendimento”, disse.
Ao dar entrada no serviço, a mulher tem direito a tratamento psicológico, social e médico, além de ser encaminhada para oficinas profissionalizantes.
Imagem: FlorianoNews
O Piauí conta com sete unidades do SAMVIS, sendo todas estruturadas com salas de acolhimento, controle social e equipes multidisciplinares de enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. As unidades estão localizadas em Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina.