Programa Garantia Safra é tema de encontro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais
06/04/2013 09h18O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano realizou na manhã da última sexta-feira (05), uma reunião para discutir assuntos referentes ao Programa Seguro Garantia Safra. A ideia é pensar ações para minimizar a seca na região.
Para amparar o pequeno agricultor, a Presidente Dilma Rousseff ampliou no início do ano as parcelas do Programa, uma vez que a seca ocorreu de maneira prolongada na região nordeste do país.
O objetivo do Programa Seguro Garantia Safra é garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico.
Imagem: FlorianoNews
Estiveram presentes no encontro o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Antônio, representantes do Sindicato de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí (SDR), Secretários municipais de agricultura da região, técnicos do EMATER e dirigentes sindicais da regional de Floriano.
Imagem: FlorianoNews
A reunião teve como objetivo articular o seguro safra, fazendo uma análise do período de chuvas para decidir que municípios irão aderir ao seguro. Além do Programa Garantia Safra e a situação dos municípios em relação à estiagem, foram debatidos os procedimentos a serem feitos a partir de agora a respeito de cobertura ou não do seguro em relação a safra 2012/2013.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Floriano, Edvaldo Araújo, a próxima fase que o órgão vai viver é a fase de verificação de perdas, nos vários municípios da microrregião.
“Vamos analisar se choveu o índice suficiente para garantir a produção, ou se houve insuficiência de chuvas, tanto na quantidade quanto na regularidade, como também o percentual de produção”, disse Edvaldo Araújo.
Rompida esta fase será tratada a parte de adesão para o Programa Seguro Garantia Safra 2013/2014 nos municípios da região.
“Ainda é preciso confirmar como está a produção, de acordo com a regularidade de chuvas, mas só será possível ter esse laudo confirmado a partir do mês de abril”, finalizou o Secretário Edvaldo Araújo.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano