Programa Garantia Safra é tema de encontro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais
25/04/2014 14h42O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano sediou na manhã desta sexta-feira (25), uma reunião para discutir assuntos referentes ao Programa Seguro Garantia Safra, planejando ações para minimizar os efeitos da seca na região.
O objetivo do Programa Seguro Garantia Safra é garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico, caso a perda da produção agrícola seja maior que 50%, sendo coordenada a nível nacional, estadual e municipal, respectivamente, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí (SDR) e Secretarias de Agricultura Municipais.
Imagem: FlorianoNews
Estiveram presentes no encontro o coordenador Estadual do Garantia Safra da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí, Matias Ribeiro Cabral, Secretários de Agricultura de 10 municípios da região, técnicos do EMATER e dirigentes sindicais da regional de Floriano.
“Foi mais uma reunião do Garantia Safra, já fazendo uma análise de como se dá a questão da produção nessa safra 2013/2014, se haverá perdas ou não, para as prefeituras poderem encaminhar a solicitação de vistoria ao MDA, para os técnicos verificarem in loco a situação da produção esse ano”, explicou Matias Cabral.
Imagem: FlorianoNewsMatias Ribeiro Cabral
A reunião teve como objetivo articular o seguro safra, fazendo uma análise do índice de perdas nas lavouras e orientar os técnicos que irão inserir no sistema os laudos de vistorias realizados nas lavouras sorteadas. Além do Programa Garantia Safra e a situação dos municípios em relação à estiagem, foram debatidos os procedimentos a serem feitos a partir de agora a respeito de cobertura do seguro em relação a safra 2013/2014.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Floriano, Edvaldo Araújo, a próxima fase que o órgão vai viver é a verificação de perdas e percentual de produção na região.
“Temos agora até o dia vinte e oito para fazer a solicitação de perdas e o índice de produção será encaminhado para o MDA, para ser concedido ou não o benefício”, disse Edvaldo Araújo.
Imagem: FlorianoNewsSecretário Edvaldo Araújo
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano