Projeto do Ministério da Saúde em combate à HansenÃase será implementado em Floriano
21/10/2017 08h40
Imagem: DivulgaçãoClique para ampliar
A Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Combate à Hanseníase, promove do dia 23 a 28 de outubro o Projeto BDFS Proposal Brasil, que implementará abordagens inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre da Hanseníase.
O evento, que será ministrado por uma equipe de especialistas do Ministério da Saúde, terá como público-alvo os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
A primeira ação a ser desenvolvida, no dia 23 (segunda-feira), será uma capacitação reservada a públicos diferentes. No auditório da Universidade Federal, das 9h às 12h e das 14h às 17h, acontecerá um treinamento destinado a médicos e enfermeiros das UBSs. Simultaneamente será realizado, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, uma capacitação para agentes comunitários de saúde, dividindo o quantitativo desses profissionais entre os turnos da manhã, 08 às 12h, e da tarde, 14h às 17h.
O segundo momento, do dia 23 a 27, acontecerá in loco nas UBS’s, tendo como público-alvo médicos e enfermeiros. No dia 28 (sábado), para encerrar o projeto, acontecerá o mutirão da Hanseníase, às 8:00h, na FUNASA, com todos os profissionais de saúde. Toda população que perceber a ocorrência de manchas pelo corpo ou dores nos nervos, deve procurar atendimento médico neste sábado (28).
Este projeto tem um período de duração de 3 anos (2017-2019) e tem como objetivo geral a redução da carga parasitária da Hanseníase em áreas prioritárias de 18 municípios selecionados nos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Pará e Pernambuco, além de mobilizar a comunidade e as pessoas afetadas pela doença de Hanseníase para contribuir ativamente para a detecção precoce de casos e seu tratamento. Hanseníase tem cura.