Pronunciamento da Escola Pequeno PrÃncipe na Câmara Municipal na sessão do dia 01 de março
05/03/2013 13h04Fonte Escola Pequeno PrÃncipe
Imagem: Escola Pequeno Príncipe
A Escola Pequeno Príncipe e os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental estiveram presentes na Câmara Municipal de Vereadores, na sessão do dia 01/03/2013, para apresentar o Projeto “Sou cidadão Planetário”. Estavam presentes na sessão, os vereadores André Luiz Melo, Fábio Braga, Manoel Simplício, Miguel Vieira, Serginho Moto-táxi, Maurício Bezerra, Carlos Antonio e a vereadora Daguia. Na ocasião, a aluna da Escola fez o seguinte pronunciamento:
Eu, Verena Feitosa Coelho Mendes representante do corpo discente da Escola Pequeno Príncipe na pessoa da diretora executiva Maria do Socorro Carvalho e da diretora pedagógica Ana Cláudia de Araújo Ferreira, cumprimento o plenário.
Saúdo também com respeito e esmero aos integrantes desta augusta casa legislativa na pessoa de seu presidente Excelentíssimo Sr. Manoel Simplício da Silva.
No uso das minhas atribuições como cidadã deste município, ciente dos meus direitos e deveres, venho solicitar que seja incluso ao projeto “Amigos do Meio Ambiente” de indicação do Excelentíssimo Vereador André Luís Ferreira Melo, o dever da prefeitura de instalar em cada rua de Floriano lixeiras do tipo container de no mínimo 240 litros, para recolhimento do lixo urbano. Requeremos também desta casa na pessoa do presidente Manoel Simplício da Silva que seja enviado um ofício à Secretaria do Meio Ambiente e ao gabinete do Prefeito, solicitando, em regime de urgência, a execução do projeto acima referido.
A preocupação com a preservação do meio ambiente tem aumentado em decorrência da tomada de consciência por parte das pessoas dos mais diversos níveis e classes sociais, quanto à importância do Meio Ambiente e em função dos danos que a não preservação pode nos trazer no futuro.
É notório que cada cidadão deve ter a consciência de não jogar lixo em lugares desapropriados como: ruas, terrenos baldios, rios e riachos, mas infelizmente ainda não dispomos de lixeiras nas ruas para que assim seja feito o descarte correto do lixo. Poucas são as pessoas que ao usar algum material na rua, principalmente lanches, reserve os resíduos para jogar em uma lixeira em casa, a maioria joga em qualquer lugar da rua. Sabemos das dificuldades do processo de ensino aprendizagem, por isso muitos demorarão a se habituar ao uso das lixeiras nas ruas, mas é assim que se faz educação, com paciência, exemplo e dedicação.
Sendo assim, nos preocupamos em fazer a nossa parte e pedimos que cada membro do legislativo deste município, esteja também engajado nessa tarefa de preservação do meio ambiente, pois estarão ao mesmo tempo protegendo as futuras gerações. Queremos ter opções de escolha, queremos um futuro no qual as novas gerações possam conhecer e habitar em cidades com ruas limpas e bem estruturadas, sem o incômodo ultraje de ter que dividir espaço com a poluição causada pelo acúmulo de lixo urbano. Este, espalhado pelas ruas não é apenas um problema de estética, é também um problema que afeta a saúde pública, pois abriga animais e insetos que podem transmitir doenças.
O primeiro passo deve começar por nós mesmos em cada atitude do dia-a-dia, em cada gesto de determinação em prosseguir fazendo a nossa parte.
Concluo minhas palavras, agradecendo pelo espaço aqui cedido para a exposição desse que é um desejo de todos, ter uma cidade cada vez mais limpa e ecologicamente habitável. Encerro minhas palavras com a seguinte frase:
“A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.” (João Bosco da Silva).
Imagem: Escola Pequeno Príncipe
Imagem: Escola Pequeno Príncipe
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano