Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa nesta terça feira
14/08/2010 17h13Começa nesta terça feira 17, e segue até o dia 30 de setembro, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. São 100 minutos destinados para que os candidatos apresentem suas propostas, além das inserções distribuídas na programação.
O eleitor poderá escolher melhor o seu candidato, haja vista que toda a mídia liberada pela justiça eleitoral estará a disposição daqueles que estão pleiteado cargos eletivos em 03 de outubro.
Muitos dos candidatos principalmente aqueles que disputam cargos majoritários, apostam nesta mídia, até porque é considerada a mais cara de todas. Proprietários de emissoras reclamam, mas não jeito, é obrigatório e terão que cumprir.
No rádio a propaganda eleitoral será transmitida nos horários das 7:00 ás 7:50 e das 12:00 ás 12:50. Na televisão, os horários serão de 13h às 13h50min e 20h30min à 21h20min. No domingo, serão exibidas apenas inserções nos intervalos comerciais de cada emissora, sem horário eleitoral gratuito. Houve ainda sorteio de sobras de inserções para as coligações, fazendo com que os tempos para os candidatos variem de dois segundos a mais para alguns candidatos, dependendo do dia.
O espaço para a propaganda eleitoral gratuita aos candidatos à presidência da República e deputado federal será de 25 minutos cada, sempre às terças, quintas-feiras e sábados. Já as segundas, quartas, e sextas-feiras, os eleitores poderão acompanhar a propaganda dos candidatos a governador, deputado estadual e senador. O tempo será de 18 minutos para os candidatos a governador, 17 minutos para deputado estadual, e 15 minutos para senador, sempre nessa ordem.
O governador e candidato à reeleição Wilson Martins terá 6 minutos e 14 segundos. Depois dele vem Silvio Mendes, com 4 minutos e 27 segundos, e João Vicente Claudino, com 2 minutos e 51 segundos. Entre os demais candidatos, Teresa Britto é a que aparece com mais tempo: 58 segundos. Major Avelar, Geraldo Carvalho, e Lourdes Melo terão 40 segundos, cada um, para apresentarem suas propostas ao eleitorado.
As emissoras de Floriano receberão o sinal de Teresina.