Realizada em Floriano a VI Conferência Municipal de Saúde

25/04/2014 17h21


Fonte SECOM

A IV Conferência Municipal de Saúde de Floriano foi realizada nos dias 24 e 25/04 no auditório do Hotel Rio Parnaíba, e reuniu profissionais de saúde, representantes de entidades sociais, estudantes, lideres comunitários, autoridades políticas e a comunidade.

A conferência teve como tema central a “Integração entre as Redes de Saúde”, mas 04 subtemas também foram discutidos nos grupos de trabalho, são eles; I. Atenção Primária (atenção básica, NASF, assistência farmacêutica), II. Redes de Atenção a Saúde – RAS – (Rede Cegonha, RAPS, Rede de Urgência e Emergência), III. Vigilância e Promoção da Saúde, IV. Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Também foi discutido um tema transversal, a Humanização com foco no acolhimento, apoio matricial, clínica ampliada e gestão co-participativa.

“Queremos com esse tema, mostrar a sociedade que todos os pontos da saúde tem que está integrados para que o paciente não seja visto como de uma só entidade, mas em todo o SUS - Sistema Único de Saúde,” disse Bigman Barbosa, secretário de saúde de Floriano.

Imagem: FlorianoNewsCMSA realizou abertura da VI Conferência Municipal de Saúde em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Segundo Bigman Barbosa, a Conferência de Saúde vai servir para construção o Plano Municipal de Saúde para gestão do SUS no município de Floriano de 2014 a 2017, os próximos 04 anos. "Então é de grande importância essa construção com a sociedade, por que só a sociedade é quem pode realmente, nos dá o conhecimento que é necessário para termos um atendimento melhor e mais humano,” finalizou.

Com a proposta de integração o município de Floriano espera melhorar o atendimento de saúde, e assim oferecer serviços de qualidade para população.

O objetivo desta conferência é, exatamente, esá integrando todo o sistema que compete aos gestores, servidores e usuários, para levar propostas de melhorias, visando sempre à qualificação da saúde. Queremos tirar daqui um apanhado de propostas que servirão como base para elaboração do Plano Municipal de Saúde, e assim, conhecer as reais necessidades da população. Essas propostas também deverão ser apresentadas nas conferências a nível de estado e nacional para uma discussão mais profunda e assim, serem transformadas em políticas públicas a serem aplicadas no Sistema Único de Saúde,” falou Gilberto Júnior, Prefeito de Floriano.

Imagem: FlorianoNewsCMSA realizou abertura da VI Conferência Municipal de Saúde em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

De acordo com o prefeito Gilberto Júnior é muito importante a participação da sociedade na construção do Plano Municipal de Saúde.

“As conferências, fóruns e seminários são instrumentos que fazem com que o usuário que é a ponta de tudo, principal agente de tudo isso, realmente participe de toda integração e que esteja opinando sobre o que deve melhorar e que deve ter mais atenção nas políticas públicas de saúde”, finalizou o gestor.