Realizado curso de libras para professores de Floriano
30/04/2013 09h44Foi realizado na última segunda-feira (29), na sede da 10ª Regional de Educação, mais uma etapa do curso de libras, destinado aos professores da rede pública de ensino de Floriano.
O curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais acontece através de uma parceria com o Centro de Atendimento dos Surdos, com sede na cidade de Teresina. O Centro oferece o curso de libras aos profissionais da educação uma vez por mês. O acompanhamento é feito por técnicos da capital piauiense, que visitam regularmente a cidade de Floriano para ministrar o curso, informando sobre a educação dos surdos, como é feito o tratamento com os psicólogos e outros profissionais.
Imagem: FlorianoNews
O curso de libras tem a duração de 130h/aula e participam cerca de 35 professores das redes estadual e municipal de ensino de Floriano.
Na aula da última segunda-feira foi passado aos cursistas como se referir aos meios de transporte, estados e capitais brasileiras através da Língua Brasileira de Sinais.
No dia 08 de maio haverá uma aula com um professor intérprete da Língua Brasileira de Sinais e uma professora surda que virá de Teresina.
Imagem: FlorianoNews
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua gestual usada pela maioria dos surdos dos brasileiros. O curso de libras objetiva facilitar a comunicação entre o professor e o aluno surdo, que está inserido na rede regular de ensino.
Em Floriano existe uma grande carência desse profissional. O curso é visto como uma iniciação, pois os professores que participam do curso podem posteriormente se especializar e seguir carreira na área.