Reunião debateu Campanha de Vacinação Anti-rábica em Floriano
17/07/2013 12h04Foi realizada na manhã da última terça-feira (16), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social uma reunião com os Coordenadores da Campanha de Vacinação Anti-rábica, Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde de Floriano.
O evento foi conduzido pelo Coordenador do Centro de Zoonoses de Floriano, o médico veterinário José Rocha, e contou ainda com a participação da Coordenadora da 10ª Regional de Saúde, Magnólia Cândido, chamando a atenção do público presente sobre a importância do engajamento à campanha para atingir a meta de cobertura vacinal.
Imagem: FlorianoNewsReunião debateu Campanha de Vacinação Anti-rábica em Floriano.
No próximo dia 20 de julho a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde / Centro de Controle de Zoonoses vai realizar o dia “D” da Campanha de Vacinação Anti-Rábica para cães e gatos, nas Unidades Básicas de Saúde do município das 08h00 às 17h00.
Devem tomar a vacina todos os cães e gatos a partir dos 4 meses de idade e cadelas que tiveram filhotes a mais de um mês. A dose anual auxilia no controle da raiva animal. Os proprietários devem conduzir seus animais até os locais de vacinação com coleira e guia para evitar acidentes.
Imagem: FlorianoNewsDr. José Rocha
O Coordenador do Centro Controle de Zoonoses, José Rocha, explicou que os donos devem ficar atentos e garantir a imunização dos seus animais, resgatando a saúde de toda a família.
“Essa vacina se torna importante porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) quer eliminar a raiva urbana em todo o mundo. Em alguns países a raiva urbana já foi erradicada, no Brasil ainda não. Então, a raiva infelizmente é uma doença fatal para os cães e no homem ela se torna fatal se não for tratada imediatamente. É importante que a gente faça essa vacina para proteger os animais e deixa-los imunizados e evitar o risco de transmissão dessa doença, principalmente porque o cão é o principal transmissor da raiva”, esclareceu Dr. José Rocha.
O veterinário pede a colaboração da população florianense para que ajude levando os animais até os postos de saúde, sendo que mesmo após o dia “D” qualquer data é válida para vacinar o animal no Centro de Controle de Zoonoses ou na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
O objetivo é tentar imunizar todos os animais, prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo, assim, qualquer possibilidade da ocorrência da raiva humana.
A meta para o ano de 2013 é o de vacinar 14.633 animais, sendo 8.774 cães e 6.160 gatos.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook