Romeiros de Floriano participam da Romaria da Terra e da Água em Oeiras
18/10/2015 08h30Uma caravana de romeiros florianenses deixou o município de Floriano na manhã de sábado (17), em direção à cidade de Oeiras para participar da 13ª Romaria da Terra e da Água. O evento é realizado a cada dois anos e este ano tem como tema “Direito dos Povos e Garantia de Vida e Paz”.
A Romaria da Terra é um evento organizado pelo Regional Nordeste IV da CNBB, que reúne as oito dioceses piauienses. A expectativa é de que participará neste fim de semana mais de cinco mil romeiros de todo o Estado.
Imagem: FlorianoNews
A programação começou com a chegada dos romeiros às 12h do último sábado, na cidade de Oeiras, onde foi explicado o que é a romaria, os objetivos, sua simbologia de celebração ecumênica para transformação social, além da realização de debates sobre o tema. Neste domingo (18), a programação encerra com a caminhada.
Entre as atividades, estão à visita à Tenda e ao Memorial das Romarias, caminhada e celebração eucarística, além da Tribuna Livre, que será um espaço para denúncia e reflexão sobre a problemática dos grandes projetos que estão afetando a população como, por exemplo, a plantação de eucalipto e as grandes carvoarias que crescem ao longo dos anos, destruindo a vegetação piauiense.
Imagem: FlorianoNews
A Romaria tem por objetivo de contribuir para a formação política e anunciar as experiências de vida daqueles que lutam pelo direito a terra e a água no sentido de implementar políticas públicas voltadas para a reforma agrária e agricultura familiar.
O evento tem o apoio de entidades como o Fórum de Convivência com o Semiárido, a Fetag (Federação dos Trabalhadores em Agricultura), Obra Kolping, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cáritas e sindicato dos trabalhadores rurais.