Secretaria da Saúde promove palestra sobre polÃtica nacional de agrotóxicos
08/08/2013 09h06A 10ª Regional de Saúde de Floriano, em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí, está promovendo durante toda esta semana no auditório do Hotel Rio Parnaíba, uma capacitação sobre a política nacional de agrotóxicos, onde estão reunidos vários municípios do Centro Sul e Meio Norte do Piauí, como Água Branca, Olho D’água do Piauí, São Pedro, Itaueira, Guadalupe, Canto do Buriti, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com Donatila Soares, técnica da 10ª Gerência Regional de Saúde de Floriano, participam da capacitação profissionais de diversas áreas, como Vigilância Sanitária, vigilância epidemiológica e coordenadores da Atenção Básica de Saúde dos municípios, que recebem orientações sobre agrotóxico e sua venda indiscriminada no mercado, como também a questão da saúde do trabalhador, onde são abordados os riscos e os danos a que eles são expostos diariamente.
Imagem: FlorianoNews
Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Inácio Lima, o treinamento está sendo destinado aos municípios da região que foram considerados mais críticos em relação ao uso de agrotóxicos.
“O treinamento serve para que os profissionais possam implementar um trabalho de vigilância da saúde das pessoas que habitualmente estão expostas a agrotóxicos, que é um produto usado hoje em alto escala, tanto na agricultura, quanto no serviço de saúde”, disse Inácio Lima.
De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesapi, a região de Uruçuí é o berço da aplicação de agrotóxicos, pois lá ficam situados os grandes projetos agrícolas.
Imagem: FlorianoNewsInácio Lima, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde do Piauí.
Ao final da capacitação deve ser construído um documento contendo um plano de ação com o compromisso dos gestores e trabalhadores desses municípios para com a defesa do meio ambiente.
O Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. Mais de um bilhão de litros de venenos foram jogados nas lavouras em 2010, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.
Com a aplicação exagerada de produtos químicos nas lavouras no país, o uso de agrotóxicos está deixando de ser uma questão relacionada especificamente à produção agrícola e se transforma em um problema de saúde pública e preservação da natureza.
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews