Secretaria de Saúde lança campanha de diagnóstico e tratamento de hansenÃase e parasitoses
06/03/2013 09h24Foi lançada na manhã desta terça-feira (05), no auditório da Secretaria de Educação, uma campanha de diagnóstico e tratamento de hanseníase e parasitoses, onde será desenvolvido um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Bigman Barbosa, a campanha acontece de 18 a 22 de março, mas já a partir de hoje, quarta-feira (06), as enfermeiras começaram o trabalho de distribuição de formulários nas escolas da rede municipal de educação.
Segundo ele, esses formulários devem ser preenchidos com ajuda dos pais ou responsáveis, para que a Secretaria de Saúde possa chegar até as pessoas que tenham algum problema de pele.
Imagem: FlorianoNews
A proposta da campanha lançada pela Secretaria de Saúde é combater a hanseníase no município, a partir do trabalho com o alunado da rede municipal de ensino.
A hanseníase é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos.
Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.
O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura. Durante este tempo, o hanseniano pode desenvolver suas atividades normais, sem restrições.
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews