Secretaria de Saúde lança plano de enfrentamento ao Aedes Aegypti em Floriano
09/12/2015 16h21A Secretaria de Estado de Saúde lançou, nesta quarta-feira (9), em Floriano, o plano de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
Participaram do encontro secretários municipais, profissionais de saúde de Floriano e região, além do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Francisco Costa, que trouxe na bagagem o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, debatido na última terça-feira (8), em uma reunião de governadores com a Presidente Dilma Rousseff.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com Francisco Costa, é preciso promover ações de combate rápido e eficaz ao principal vetor das doenças que tem se alastrado em todo o país.
“Aqui já há esse aumento de casos de Microcefalia, com essa co-relação com a zika, e nós precisamos combater esse vetor. Para isso a gente tem o Governo Federal, o Governo do Estado e os governos municipais, que vão fazer a sua parte”, explicou.
Imagem: FlorianoNews
Apesar da existência do Plano Nacional contra o mosquito, o Secretário de Estado lembrou a importância do engajamento da população no combate ao Aedes Aegypti.
“Nós precisamos da adesão da população, que é a grande aliada nesse processo, porque ela vai ter a condição de fazer a vistoria nas ruas residências desses possíveis focos do mosquito”, declarou.
O Plano Nacional à Microcefalia é resultado da criação do Grupo Estratégico Interministerial de Emergência em saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII), que envolve 19 órgãos e entidades.
Imagem: FlorianoNews
Com o crescente número de casos de microcefalia no país, o Ministério da Saúde declarou, no mês passado, Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no país. Até 28 de novembro de 2015, 1.248 crianças nasceram com suspeita deste problema grave, que prejudica o desenvolvimento das crianças. Desde então, o governo federal está mobilizado para estudar e controlar a situação.
O plano é dividido em três eixos de ação: Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas; e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa. Essas medidas emergenciais serão colocadas em prática para intensificar as ações de combate ao mosquito.
Imagem: FlorianoNews
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook