Secretaria municipal de saúde de Floriano vai intensificar a campanha de combate a dengue

23/11/2010 13h58

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: ArquivoClique para ampliarMaurício Bezerra concede entrevista ao repórter Amarelinho(Imagem:Arquivo)Maurício Bezerra concede entrevista ao repórter Amarelinho
Várias reuniões estão sendo realizadas nesta semana envolvendo todas as secretarias da prefeitura municipal de Floriano e entidades de classes. O objetivo é traçar metas para intensificar a campanha de combate a Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

As autoridades florianenses estão preocupadas porque só este ano já foram detectados cerca de 800 casos da doença no município. Segundo o secretário de saúde Maurício Bezerra, os números são preocupantes e para que não se repita em 2011 o mesmo que aconteceu este ano, eles já estão com uma campanha pronta para ser executada.

Nesta Quinta feira, 25, haverá uma reunião com representantes de escolas e representantes de classes para discutir as estratégias. Na sexta feira, 26, uma outra reunião com todos os agentes de endemias que são os profissionais da parte operacional. São eles que vão ao campo e visitam as residências, destacou Bezerra.

O secretário de saúde aproveitou também para fazer um apelo à população. “Quero pedir às pessoas que colaborem com os agentes no sentido de permitir que eles adentrem em suas casas, porque esse trabalho tem que contar com a participação de todos”, afirmou.

A campanha de combate a Dengue em Floriano será deflagrada no dia 30 de novembro. O lançamento ainda de acordo com o secretário de saúde Maurício Bezerra será na praça Dr. Sebastião Martins, pela manhã com todas as representações de classes de Floriano, com o intuito de combater a Dengue na cidade.

Dicas de combate a Dengue

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

- Remova folhas, galhos e toda a sujeira que possa impedir a água correr pelas calhas;

- A caixa d’água deve ser mantida completamente fechada. Assim como as embalagens e recipientes, que devem estar sempre tampados ou virados com a entrada para baixo. Se forem grandes, o ideal é proteger com uma lona impermeável e eliminar as poças que se formam sobre ela.

- Se você tiver plantas aquáticas, pelo menos uma vez por semana é preciso lavar o vaso principalmente por dentro. Use água, sabão e esfregue bem com uma escova.

- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. Se você não colocou areia e o pratinho acumulou água, lave bem com água e sabão.

Outro cuidado também recomendado é com relação aos terrenos baldios. Inclusive a prefeitura promete agir com relação aos terrenos que geralmente acabam se transformando num grande aliado do mosquito, principalmente nesta época do ano.