Secretario de Saúde de Floriano faz apelo aos florianenses

01/06/2011 12h49

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarMaurício Bezerra(Imagem:FlorianoNews)Maurício Bezerra

O Secretario de Saúde de Floriano Maurício Bezerra, faz um apelo a todos florianenses que tenham muito cuidado com o mosquito da dengue, pois em relação ao ano passado houve uma diferença muito grande, quando foram detectados mais de 500 casos e, esse ano até agora apenas 11 casos confirmados. Vamos juntos eliminar por total. Cada um fazendo sua parte com muito cuidado e dedicação exterminaremos por completo, disse Maurício Bezerra.

Dengue é a enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.[1] A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. A dengue tem, como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas, mas somente o primeiro apresenta manifestação clínica da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. Nos demais primatas, a viremia é baixa e de curta duração.

Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas. A transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. No Brasil, ocorre na maioria das vezes por Aedes aegypti. Após um repasto de sangue infectado, o mosquito está apto a transmitir o vírus, depois de 8 a 12 dias de incubação extrínseca. A transmissão mecânica também é possível, quando o repasto é interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta num hospedeiro susceptível próximo. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas.

Tópicos: dias, muito, dengue, mosquito, aedes