Secretário Edvaldo Araújo fala sobre suas ações nos primeiros meses à frente do cargo

12/07/2013 11h43

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento do município de Floriano, Edvaldo Araújo, em entrevista a reportagem do Portal FlorianoNews na manhã desta sexta-feira (12), pontuou as principais ações da Pasta nos seis primeiros meses à frente da Secretaria. 

De acordo com o Secretário, após assumir a Pasta e fazer um levantamento geral, foi diagnosticada a situação em que se encontrava a Secretaria tanto em questão de estrutura física, quanto de serviços prestados a comunidade, especialmente a comunidade rural.

Imagem: FlorianoNewsEdvaldo Araújo, Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento.(Imagem:FlorianoNews)Edvaldo Araújo, Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento do município têm basicamente duas linhas de ação bem definidas, são elas a parte de abastecimento e a parte de fomento à produção rural.

A parte de abastecimento distribui-se em duas áreas: abastecimento de água, com serviços prestados na área de chafarizes municipais na área urbana, mas também na área rural.

A outra é a área de produtos agrícolas e pecuários, com a distribuição na parte de comercialização nos mercados públicos, tanto do Mercado Central quando do Mercado do Cruzeiro.

Abastecimento de água

Segundo Edvaldo Araújo, na parte de abastecimento geral da água foi encontrada uma situação muito complicada. Quatorze chafarizes estavam parados, tanto na área urbana, quanto na zona rural.

“Corremos contra o tempo e conseguimos ainda no final do mês de janeiro e início de fevereiro, sanar todos estes problemas, além das outras ocorrências que semanalmente acontecem, como problemas elétricos e mecânicos, mas felizmente estamos conseguindo regularizar”, disse o Secretário.

De acordo com Edvaldo Araújo, os problemas no abastecimento de água são solucionados no máximo em até 72 horas, diferentemente das notícias que a Secretaria tem de que se passavam várias semanas ou até meses para que os pedidos da comunidade fossem atendidos.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento fez o planejamento de uma etapa mais avançada de substituição dos grupos geradores por bombas elétricas. Para isso foi realizada uma reunião com o prefeito de Floriano, Gilberto júnior, onde foi dado andamento ao processo de licitação para aquisição das bombas elétricas.

“Provavelmente no início do segundo semestre já vamos sanar esse problema de motores, então vai diminuir o problema de quebra nesse sentido de equipamento já sucateado”,
informou.

Imagem: ASCOMAbastecimento de água.(Imagem:ASCOM)Abastecimento de água.

A implantação dessas ações objetivam concretamente oferecer segurança hídrica a população do interior, ampliando os equipamentos existentes e oferecendo água em quantidade e qualidade suficiente para a dessedentação humana.

Estradas

Em relação à área de estradas vicinais, Edvaldo Araújo informou que em parceria com a Secretaria de Infraestrutura algumas estradas já foram recuperadas, como a estrada do Povoado Amolar e Povoado Manga, e outras estão em obras, como a do Tabuleiro do Mato, que já está praticamente pronta.

A realização das obras é auxiliada por uma retroescavadeira, adquirida através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fruto da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Uma segunda máquina é aguardada pela Pasta, que já está realizando treinamento de operadores sobre operação e manutenção de máquinas agrícolas.

Imagem: FlorianoNewsTreinamento de operadores sobre operação e manutenção de máquinas agrícolas. (Imagem:FlorianoNews)Treinamento de operadores sobre operação e manutenção de máquinas agrícolas. 

Com a profissionalização dos tratoristas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural visa atender com mais rapidez e qualidade um maior número de trabalhadores, beneficiando, com aração de terras, a melhoria da produção e consequentemente a qualidade de vida do homem do campo.

Fomento à produção rural

Segundo o Secretário Edvaldo, no âmbito do fomento à produção rural, a Secretaria está com uma parceria com a Fundação Banco do Brasil e o SEBRAE na área de horticultura, contemplando 15 famílias para implantação de hortas familiares pelo sistema do Projeto Agroecológico Integrado Sustentado (PAIS), um programa que contempla cultivo de hortaliças com criação de galinhas numa mesma área, com aproximadamente 2.500 m² para a família produzir não só para o consumo, como também para inserção no mercado consumidor.

Imagem: ASCOMFomento à produção rural.(Imagem:ASCOM)Fomento à produção rural.

Imagem: FlorianoNewsChafariz do bairro Cajueiro II.(Imagem:FlorianoNews)Chafariz do bairro Cajueiro II.                              Antes                                                                                               Depois

Imagem: FlorianoNewsChafariz do bairro Pau Ferrado.(Imagem:FlorianoNews)Chafariz do bairro Pau Ferrado.                             Antes                                                                                           Depois

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano