Secretário visita presídio de Floriano e promete reforma. Imagens exclusivas do abandono

03/03/2011 10h13

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A preocupante situação do Presídio Gonçalo de Castro foi o motivo de uma vistoria com a presença de autoridades do Governo Estadual, Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Militar nesta quarta-feira (02) em Floriano.
Imagem: Floriano NewsAutoridades visitaram o presídio(Imagem:Floriano News)Autoridades visitaram o presídio


O Juiz Noé Pacheco, responsável pela vara de execuções penais da cidade, chegou a pedir a interdição do presídio e convidou o Secretário de Justiça Henrique Rebelo para ver de perto a situação do local. O resultado da reunião foi a promessa do secretário de já nos próximos dias fazer um orçamento para o início de uma grande reforma .

A falta de condições físicas para abrigar e ressocializar os detentos é o maior gargalo enfrentado pelo Governo do Estado não só em Floriano mas em todo o sistema penitenciário do Piauí.

As imagens feitas com exclusividade pelo Floriano News comprovam o que foi dito. Não tivemos acesso às celas, mas podemos constatar a precariedade das instalações e as condições insalubres dos locais que abrigam os agentes penitenciários.
Imagem: Floriano NewsPresídio(Imagem:Floriano News)Presídio
Imagem: Floriano NewsPrecariedade(Imagem:Floriano News)Precariedade
Imagem: Floriano NewsLocal que abriga os agentes penitenciários(Imagem:Floriano News)Local que abriga os agentes penitenciários
Imagem: Floriano NewsFloriano News(Imagem:Floriano News)Floriano News
Imagem: Floriano NewsEspaço para ressocialização(Imagem:Floriano News)Espaço para ressocialização


O espaço que foi criado para a criação de aves e hortaliças dá lugar a um cenário de abandono. No final de 2010 três presos conseguiram fugir das dependências do presídio, apenas um foi capturado. Por não dispor de nenhum veículo ou profissional de saúde de plantão um presidiário acabou falecendo após demora no atendimento já em 2011. Informações dão conta de que mais um presidiário faleceu nesta madrugada. As causas da última morte ainda são desconhecidas.