Sejus entrega certificados do Projeto Leitura Livre a internos da Vereda Grande
13/10/2017 15h31A Secretaria de Estado da Justiça entregou, na manhã desta sexta-feira (13), certificados a cerca de 30 internos das turmas do 1° e 2º ciclo do Projeto Leitura Livre, desenvolvido na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, situada na localidade Vereda Grande, zona rural de Floriano.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira; Diretor da Penitenciária, João Luis Ferreira; Prefeito de Floriano, Joel Rodrigues; Vice-prefeito Antônio Reis; Comandante do 3º Batalhão da PM de Floriano, Tenente Coronel Rubens Lopes; Promotor de Justiça José de Arimatéia Dourado; Secretários municipais e vereadores.
Na ocasião aconteceu ainda a entrega da nova viatura e equipamentos de segurança para os agentes penitenciários da unidade prisional.
Imagem: FlorianoNews
O Projeto Leitura Livre foi idealizado pelo Ministério da Justiça, sendo desenvolvido em Floriano parceria com a Secretaria de Educação e com a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí.
Segundo o regulamento do projeto, cada interno deve apresentar, no período de 30 dias, uma resenha sobre a obra lida. A atividade é avaliada por uma comissão de professores da Coordenadoria de Ensino da Secretaria de Justiça, que acompanha o progresso educacional do reeducando.
Além da oportunidade de melhorar o aprendizado, para cada livro lido e resenha apresentada, há a redução de quatro dias no tempo da pena dos detentos.
Imagem: FlorianoNews
Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, além de promover as políticas de humanização da Secretaria de Justiça nas unidades prisionais, o Leitura Livre oportuniza os condenados a uma transformação por meio da educação.
“Essas ações são importantes para que possamos garantir novos desafios e novos resultados. Pessoas estão vindo aqui para o presídio, chegando aqui com dependência química, mas estão sendo tratadas aqui, sendo respeitadas aqui, e voltarão melhores para a sociedade e para o seio de suas famílias”, declarou.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews