Semana Nacional da Conciliação deve desafogar Judiciário em Floriano
25/11/2014 14h57Teve início, na última segunda-feira (24), a Semana Nacional da Conciliação. Segundo Luciano Santos, a campanha de mobilização, realizada anualmente em todos os tribunais brasileiros, seleciona os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.
“Houve uma certa procura e a própria Vara fez uma seleção de alguns processos que tem perspectiva de conciliação, visando a diminuição do lapso temporal de cada processo”, disse Luciano Santos.
Imagem: FlorianoNews
A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira, sendo é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo.
Como participar
Para a Semana Nacional da Conciliação, realizada este ano de 24 a 28 de novembro, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita.
Quando uma empresa ou órgão público está envolvido em muitos processos, normalmente, o tribunal faz uma audiência prévia para sensibilizar a empresa/órgão a trazer ao mutirão boas propostas de acordo.
Imagem: FlorianoNews
As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes do processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores e/ou juízes.