SEMED capacita professores para implementação da BNCC em Floriano

28/11/2019 15h23


Fonte Secom

Imagem: SecomSEMED capacita professores para implementação da BNCC em Floriano(Imagem:Secom)

Na tarde de terça-feira (26), a Secretaria de Educação iniciou a etapa de capacitação de professores, gestores e coordenadores, no auditório da SEMED, para a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede municipal de ensino de Floriano.

Com objetivo de formar os professores e prepará-los para os novos parâmetros curriculares, a SEMED tem disponibilizado videoconferências ofertadas pela UNDIME-PI através do Programa “Pró-BNCC”, que apoia o processo de elaboração dos currículos e de implementação da BNCC. Joab Carvalho, secretário da pasta, explica como acontece a formação:

“Floriano já está na fase de conclusão do currículo escolar municipal, após elaboração e aprovação da proposta curricular em audiência, entramos agora na fase de capacitação dos nossos profissionais, que foi dividida em módulos, a fim de que eles possam entender o que é e como funcionará a BNCC”,
disse.

Sobre a BNCC

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

O documento, homologado em 2017, define as aprendizagens essenciais que alunos de todo o país devem desenvolver ao longo das modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE).

A BNCC, contou com a participação democrática de educadores e da sociedade em sua elaboração, com objetivo de integrar a política nacional da Educação Básica e contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.

BNCC em Floriano

Desde maio de 2018, a SEMED iniciou o processo de elaboração da currículo municipal, que tem como objetivo organizar e direcionar as práticas curriculares na escola, adequando os parâmetros definidos pela BNCC às realidades educacionais estaduais e municipais, valorizando aspectos culturais e metodologias adequadas ao ensino na região.

Além da consulta pública, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Floriano - PI também foi apresentada e discutida em audiência pública para a população, sendo encaminhada, em seguida, ao CNE e posterior aprovação pelo Legislativo para que pudesse entrar em vigor. No Piauí, apenas Floriano e Teresina realizaram a adesão de seus próprios currículos escolares municipais alinhados à BNCC. Segundo Joab, outros municípios devem aderir ao currículo formulado pela Secretaria Estadual de Educação.

Até o início de 2020, todas as escolas públicas e privadas deverão ter seus currículos adequados à BNCC. “A Base vem para melhorar cada vez a qualidade de ensino e para que todos possamos caminhar numa só direção, que é ofertar uma educação de qualidade”, afirmou Joab.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: floriano, professores, semed