Seminário orienta profissionais sobre cuidados com a voz
18/04/2013 09h34Na tarde da última quarta-feira (17), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi realizado um seminário sobre a qualidade da voz.
Voltada para professores e professionais que trabalham com a voz, a palestra abordou interessantes temas e dicas de como trabalhar a voz.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Nelson Júnior, a realização do seminário foi de significativa importância para os profissionais, principalmente professores, que tiveram a oportunidade de ouvir de especialistas as melhores formas de cuidar da voz.
“Professores, locutores e outras pessoas que trabalham diretamente com a voz precisar tem cuidado com ela, portanto é necessário ter um pouco de conhecimento sobre os cuidados básicos que devemos ter com a nossa voz para que ela permaneça funcionando adequadamente por muito tempo”, disse o Secretário.
Nesta quinta-feira (18), é realizada em todo o país a 15ª edição da Campanha Nacional da Voz. É o momento ideal para procurar um especialista, a fim de diagnosticar precocemente problemas relacionados à voz, buscando tratamento adequado.
A campanha é direcionada principalmente a professores e comunicadores, que usam a voz com muita frequência; a crianças roucas e a fumantes, a fim de detectar o câncer de laringe.
No entanto, independente da profissão exercida, todas as pessoas devem cuidar da voz, pois, além de ser um item importante da saúde, a voz é uma ferramenta de comunicação entre as pessoas e muito utilizada no mercado de trabalho ou nos estudos.
Alguns cuidados são importantes para a manutenção de uma voz saudável: Evitar choque térmico, como tomar um líquido muito gelado e depois outro muito quente, o ideal é intercalar com algo em temperatura ambiente. Professores e profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho devem evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas.
É importante tratar o refluxo gastroesofágico, porque a laringite ácida aparece em pessoas com refluxo, azia ou queimação. O ideal é beber oito copos de água por dia ao logo do uso da voz, evitar alimentos muito condimentados e refeições muito volumosas à noite. Outra dica importante é aquecer a voz enquanto vai para o trabalho e tratar outras doenças, como rinite crônica ou sinusite, pois elas influenciam a saúde da laringe.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano