Será implantado em Floriano o CAPS III que vai funcionar 24h
18/10/2010 11h36Fonte Secom de Floriano
Floriano consegue aprovação do projeto para a implantação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD III, com serviço especializado em saúde mental para atendimento às pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas, além de pessoas de rua em vulnerabilidade social.O CAPS AD III de Floriano vai ser um centro regional de convivência, recebendo a demanda de 17 municípios vizinhos. A princípio vai funcionar em prédio alugado, terá 12 leitos para realizar intervenções em situações de crise (abstinência e/ou desintoxicação sem intercorrência clínica grave) e, também, repouso e/ou observação. É um serviço aberto, de base comunitária que vai funcionar com atenção contínua, durante 24 horas diariamente, incluindo feriados e finais de semana.
O novo CAPS vai tratar as questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas não só na parte curativa, mas também na parte preventiva, utilizando princípios da educação, cultura e lazer. Contará com o trabalho de duas equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, educador físico, entre outros. Esse trabalho terá o apoio da Secretaria de Assistência Social do município, Previdência Social, Secretaria de Cultura, além da Polícia Federal que atua no trabalho de redução do tráfico de drogas.
Os pacientes terão atividades de integração na comunidade, na família, no trabalho, na escola, na cultura (através do teatro, música, etc) e na sociedade em geral. O investimento para a implantação do CAPS AD III é de R$ 150 mil reais e a implantação do serviço está prevista para dentro de 3 a 4 meses.
A coordenadora clínica, psicóloga Idalina de França Barros, avalia o novo CAPS como fundamental não só para Floriano, mas para o sul do estado que clama por um serviço dessa natureza, haja vista a grande quantidade de dependentes químicos. “Esse é um trabalho importantíssimo, e Floriano se coloca na vanguarda nesse setor, por ser uma cidade pólo e por ter um governo municipal que se preocupa em oferecer à população uma saúde de qualidade”, disse a coordenadora.
Para o secretário municipal de saúde Maurício Bezerra essa é uma ação muito importante do governo Joel Rodrigues, que através da saúde tem ajudado na recuperação da cidadania e da auto-estima de muitas pessoas. “Um exemplo disso é o CAPS II Adulto que tem recuperado muitas pessoas com transtornos mentais, devolvendo a dignidade delas e de suas famílias”, disse o secretário, ressaltando que o CAPS AD III é um marco histórico para Floriano e região.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook