Sicomércio e Siconflor definiram novo piso salarial na 2ª rodada de negociação
30/10/2012 08h51
Imagem: FlorianoNews
Foram divulgadas nesta segunda-feira (29), as principais definições da segunda rodada de negociação sobre a Convenção Coletiva do Trabalho 2012/2013, estabelecida entre o Sicomércio e o Siconflor. Dentre as normas definidas, está o novo piso salarial da categoria laboral, que passa a ser de R$ 692,00 já a partir de 1° de novembro deste ano, sendo um ganho extraordinário para os trabalhadores, e um custo pesado para as empresas. A Convenção ainda aponta que o reajuste para quem recebe mais de um salário será de 8%.
Participaram da negociação os representantes das classes de empregados e empregadores do comércio de Floriano e integrantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Imagem: FlorianoNews
Em entrevista, o presidente do Sindicato Lojista, o empresário Conegundes Oliveira disse:
"Foi mais um encontro aonde nós chegamos a um dominador comum, nós empresários realmente não conseguimos ganho, nós não conseguimos alcançar porque os empresários eles sempre reivindicam a liberdade de trabalhar, o que significa isso, aqueles que queiram abrir em horário extra que possam fazer, no entanto, ainda vamos estar com essas opções restringidas, mas o que nós queremos manter e estamos mantendo até agora é realmente um bom relacionamento com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio com os nossos colaboradores, e assim ficar esse canal para a negociação, cada empresa que realmente vai provar uma necessidade extra que possa ter esse espaço para sentar com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e negociar algo que venha atender estas necessidades.
Então, de certa maneira a gente ta cumprindo com mais essa etapa e vamos pedir a Deus que nos dê toda sorte para manter esse bom relacionamento e que as empresas continuem crescendo, gerando emprego e contribuindo para o desenvolvimento do nosso município".
Imagem: FlorianoNews Antonio José de Sousa e Conegundes Oliveira
"Nós tivemos nessas duas mesas de negociações muito difíceis aonde o trabalhador sempre quer ter um avanço na melhoria salarial, condição de trabalho e pelo outro lado a classe empresarial querendo segurar pra dar uma aumento menor, e por isso as vezes se torna um momento difícil com debates acirrados, mas graças a Deus deu tudo certo e nós conseguimos fechar essas negociações de um bom tamanho.
Com relação aos feriados veio uma contraproposta da classe patronal solicitando trabalhar alguns feriados e não foi aceita, fomos pra negociação e graças a Deus nós conseguimos com que o comércio de Floriano nos feriados seja fechado, com exceção do dia 23 de dezembro (domingo), véspera de natal, ficou autorizado o comércio funcionar de 08h00 às 12h00, isso com pagamento de R$ 30,00 para o trabalhador", disse o líder sindical Antonio José de Sousa (Toinho).
Na negociação todas as cláusulas foram definidas para a Convenção reger no período de novembro de 2012 a 31 de outubro de 2013.
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews