SICOMFLOR alerta sobre aumento do ICMS no Piauí a partir de 1º de abril

01/04/2025 15h22

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A partir desta terça-feira, 1º de abril, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Piauí sofrerá um aumento de 21% para 22,5%, tornando-se um dos maiores do Brasil. A mudança, embora pareça uma "mentira" pelo fato de ocorrer no "Dia da Mentira", é uma realidade que traz preocupações tanto para os consumidores quanto para os empresários.

O Sindicato do Comércio Varejista de Floriano e Região (SICOMFLOR) se manifestou sobre o impacto desse aumento, alertando os empresários para a necessidade de rever custos e ajustar a precificação dos produtos e serviços. A elevação do ICMS, que representa um aumento real de 7,1%, deverá refletir diretamente nos preços de mercadorias e serviços, encarecendo itens essenciais como alimentos, combustíveis, e até serviços como internet.

De acordo com o SICOMFLOR, o aumento do ICMS é uma realidade que impacta diretamente no bolso da população. Esse reajuste coloca o Piauí entre os estados com uma das maiores cargas tributárias do Brasil, o que pode afetar a competitividade das empresas locais e dificultar a geração de empregos
Imagem: DivulgaçãoSICOMFLOR alerta sobre aumento do ICMS no Piauí a partir de 1º de abril.(Imagem:Divulgação)SICOMFLOR alerta sobre aumento do ICMS no Piauí a partir de 1º de abril.

Empresas estão preocupadas com os efeitos do aumento na sua capacidade de expandir negócios, gerando incertezas para o futuro do comércio local. O SICOMFLOR orienta os empresários a ajustar os preços com cautela, a fim de minimizar os impactos e garantir a sustentabilidade dos negócios em um cenário econômico desafiador.

Esse reajuste promete ter um reflexo direto no custo de vida da população, tornando ainda mais difícil o acesso a produtos e serviços essenciais. A medida reflete um contexto de crescente pressão tributária que exige um olhar atento tanto do setor empresarial quanto dos consumidores.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: aumento, servi?os, sicomflor