SINSPEM-FLO debateu repasses do FUNDEB para professores da rede municipal
01/11/2013 09h43Na tarde da última quinta-feira (31), os professores da rede municipal de educação participaram de uma Assembleia Extraordinária convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Floriano, no auditório da Câmara de Vereadores.
A reivindicação principal do sindicato é em relação ao repasse dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, destinados aos profissionais da rede municipal de educação que atuaram em sala de aula no ano letivo 2012, além de perda e aumento salarial.
Após o debate com a categoria, o SINSPEM-FLO definiu uma nova Assembleia para a próxima quarta-feira (06), com todos os Servidores Públicos Municipais de Floriano, pois até o momento a categoria não recebeu nenhuma resposta dos gestão municipal.
Imagem: FlorianoNews
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.
É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.
Imagem: FlorianoNews
A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook