Situação precária dos chafarizes de Floriano
14/03/2013 09h11A situação física da maioria dos chafarizes, a exemplo de outros prédios de Floriano não é boa.
A prefeitura municipal de Floriano já tem um diagnóstico geral da situação, e por incrível que pareça, nos chafarizes da zona urbana a situação de deterioração é muito maior que na zona rural.
Na região de Floriano existem mais de 60 chafarizes que fornecem água a população da cidade e interior.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
De acordo do com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Edvaldo Araújo, a maioria deles está em situação deplorável, mas como não seria possível sanar todos os problemas de uma só vez, o nível de prioridade do município foi abastecimento de água, reestabelecendo onde não havia abastecimento, para em seguida iniciar o processo de recuperação daqueles que estão em situação mais precária.
Imagem: FlorianoNewsEdvaldo Araújo, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento.
Mas segundo o Secretário, não adianta que as obras de recuperação sejam realizadas se a própria população não se conscientizar da importância de cuidar dos chafarizes.
“A população tem que entender que é um patrimônio público, um patrimônio de todas as pessoas. Cabe ao ente público, o município, zelar, mas principalmente a comunidade zelar, para ter de forma permanente o serviço de água. É preciso zelar para não faltar”, esclareceu.
Neste mês de março comemora-se no mundo inteiro o dia da água. A água é um bem escasso, por isso é preciso que a população tenha essa consciência da necessidade de preservação e de conservação deste patrimônio da humanidade.
“Aqui no caso de Floriano os chafarizes são da comunidade, são um patrimônio público e além de ser um patrimônio público merece zelo. A água é um bem essencial à vida e precisa de muito mais zelo por isso”, finalizou Edvaldo Araújo.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook