UFPI de Floriano realiza seminário sobre Estigma e HansenÃase
22/11/2018 15h10Fonte UFPI
Imagem: UFPIClique para ampliar
O município de Floriano será o primeiro município do Brasil a realizar um seminário para discutir diferentes dimensões do estigma relacionado à hanseníase e estratégias de superação em territórios de alta endemicidade.
O "I Seminário sobre estigma do estado do Piauí - Estigma e Hanseníase: ainda uma realidade?" ocorrerá nos dias 03 e 04 de dezembro de 2018, no auditório da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano.
O seminário acontece a partir do projeto Territórios Estigmatizados pela Hanseníase: Construção e Persistência em Áreas do Município de Floriano, Piauí, o qual se propõe a desenhar estratégias para reduzir o estigma, tendo uma visão mais clara do contexto social, histórico e cultural deste problema nos locais alcançados. Além da discussão dos diversos fatores do estigma, o seminário estabelecerá estratégias de superação a partir da discussão com profissionais e gestores da saúde e educação, movimento social, comunidade, pesquisadores e estudantes.
É uma realização da Netherlands Hanseniasis Relief - NHR Brasil, uma organização não governamental, que atua como um escritório de representação da ONG holandesa (NLR) a qual trabalha no Brasil há mais de duas décadas na luta pelo combate a hanseníase, em parceria com a UFPI, UFBA, UFC, UFRJ, UESPI, FAESF, movimento social - MORHAN-PI, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, Ministério da Saúde (SUS), dentre outros.